Teoria da adimisitata

2260 palavras 10 páginas
TEORIAS DE TAYLOR, FORD, FAYOL E WEBER

São Paulo
2009

Sumário

1Introdução
2 Frederick Winslow Taylor4
2.1 Princípios de Taylor
3 Henry Ford
4 Jules Henri Fayol
4.1 Princípios Básicos
4.2 Funções Administrativas
5 Maximillian Carl Emil Weber
5.1 Analise da Obra
5.2 Princípios Básico.
5.3 Características da Burocracia
5.4 Teoria da Autoridade
6 Análise Fundação Bradesco
7 Organização Bradesco E Taylor
7.1 Pontos Positivos
7.2 Pontos Negativos
8 Organização Bradesco e Weber
8.1 Pontos Positivos
8.2 Pontos Negativos
9 Organização Bradesco e Fayol
9.1 Pontos Positivos
10 Conclusão
11 Bibliografia

Introdução

1.O Grupo Futura S.A. apresenta uma pesquisa sobre grandes administradores. Veremos a seguir grandes nomes da administração e demonstraremos através da Fundação Bradesco S/A como as teorias de alguns destes gênios da Administração não somente influenciam como são usados diretamente nas organizações de hoje e como aplicadas corretamente podem ser responsáveis pelo sucesso das organizações. Veremos Frederick Winslow Taylor, Henry Ford, Jules Henri Fayol, Maximillian Carl Emil Weber. Em cada teoria encontraremos pontos, relacionados ou não que traçam o sucesso de grandes organizações nos dias de hoje.

2.- Frederick Winslow Taylor.

Considerado o pai da administração científica, Frederick Winslow Taylor (1856-1915). O modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro estadunidense caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando-se aumentar a eficiência da empresa aumentando-se a eficiência ao nível operacional.

2.1 - Princípios de Taylor

Princípio do planejamento
Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados.
Princípio da preparação dos trabalhadores
Consiste em selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e

Relacionados