Maximillian carl emil weber (1864-1920)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maximillian Carl Emil Weber (1864-1920)
Nasceu em Erfut, no dia 21 de abril de 1864, vindo a falecer aos 56 anos em Munique, no dia 14 de junho de 1920. Considerado um dos fundadores da Sociologia.A sociologia para Weber tem como alvo analisar os acontecimentos que sucedem dentro da sociedade. Tenta tirar desses acontecimentos preceitos e ordená-los para um bom entendimento. Por ter estacaracterística, sua sociologia recebe a qualidade de compreensiva.
Max Weber não encara a sociologia como algo que é coercitivo e exterior, que estabelecia o comportamento dos sujeitos, mas algo que éproduto de uma interação entre os indivíduos. Era indispensável ter uma distinção entre o juízo de valor e o conhecimento empírico de algo. O individuo como um ser social deve produzir juízos de valor apartir da sua própria subjetividade. Porém, para Weber a ciência empírica jamais poderá ter como oficio desvendar preceitos de estilo imperativo. A objetividade é algo totalmente diferente pra cadaindividuo, pois cada um tem em si suas próprias concepções.
Para ele a função da sociologia era entender o sentido das ações sociais, encontrar causa e efeito que as caracterizassem. O tipo ideal,também conhecidos como “tipo puro”, que são modelos abstratos, as principais ações são:
• Ação racional com relação a fins: Alcançar uma meta previamente estabelecida, exclusivamente racional.
• Açãosocial racional com relação a valores: Visa o objetivo, mas a subjetividade do sujeito está inclusa e é levada em consideração.
• Ação social afetiva: É movida por sentimentos.
• Ação socialtradicional: Baseia-se nos costumes.
Em suma, Weber contribuiu para a concretização da sociologia, assim como Durkheim e Marx, grandes pensadores que influenciaram o mundo com suas ideias. Apesar dasociologia de Durkheim ser positivista, de Marx ser revolucionaria e de Max Weber ser compreensiva, essas concepções de sociologia e seus autores construíram um legado para a história político-social da...
tracking img