Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MAX
Karl Marx foi um filósofo, físico, economista e historiador, fundou a doutrina comunista moderna. O capitalismo para Marx é um modo de produção antagônico de desenvolvimento histórico.Contribuiu muito para o entendimento da sociedade onde viveu e para a construção teórica da Sociologia. Elaborou teorias que com o passar do tempo permaneceram atuais. São os clássicos do Socialismo.Marx procurou demonstrar a dinâmica econômica que levou a sociedade, partindo do comunismo primitivo, até a concentração cada vez mais acentuada do capital e o aparecimento da classe operária. Esta,ao mesmo tempo seria filha do capitalismo. Karl considerava, ao contrário de muitos dos seus contemporâneos e de muitos críticos atuais, o comunismo um "movimento real" e não um "ideal" produzido porintelectuais. Este movimento real, para Marx, se manifestava no movimento operário. Inicialmente ele propôs que a classe operária fizesse um processo de estatização dos meios de produção ao derrubar opoder da burguesia, para depois haver a supressão total do Estado. também diferentemente dos outros autores, Marx acreditava que a sociedade era regida por leis econômicas que eram alheias à vontadehumana. Para ele, tanto as mudanças passadas, quanto a Revolução socialista que poria fim ao capitalismo, eram necessidades históricas que fatalmente aconteceriam.
Até hoje, as idéias marxistascontinuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-seentender primeiramente sua forma de produção.

EMILY DURKHEIM
Émile Durkheim é considerado por muitos o criador da sociologia como ciência, defendendo a tese “Da Divisão Social do Trabalho”. Ajudoubastante para o entendimento da sociedade onde viveu e para a construção teórica da Sociologia. Elaborou teorias que com o passar do tempo permaneceram atuais. São os clássicos do Socialismo....
tracking img