Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAX WEBER

Maximilian Karl Emil Weber (1864-1920) nasceu em Erfurt, na Alemanha, em 21 de Abril de 1864. Um grande filósofo e sociólogo alemão filho de uma família que sempre o influenciou e dedicou em sua carreira. Seu pai um famoso e exemplar advogado, e principalmente político onde o ajudou na questão das sociedades, ao seu estudo, sua formação. Sua mãe, uma grande mulher, pois vivia na baseda religião e da cultura, se preocupava muito com a educação de seu filho.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim.
Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foireservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia. Sua obra mais famosa é o ensaio A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião.
Dentre suas principais publicações destacam-se A Ética Protestante eo Espírito do Capitalismo (1904), a obra póstuma Economia e Sociedade (1920), A Ciência como Vocação (1917) e A Política como Vocação (1919).
Os aspectos culturais e históricos da sociedade, o desejo de acumulação de riquezas sempre esteve presente na vida dos indivíduos. Weber estabelece um conceito para as sociedades humanas: A Ação Social. Tal ação sempre esteve conspirada a cada indivíduo,onde os agentes de conduta de eram os grandes influenciadores da sociedade. A partir do momento que a classe trabalhadora deixar de servir, vender sua força eles deixaram de existir, pelo fato de que o sistema exige que cada um exerça sua função. Os indivíduos sempre serão donos uns dos outros. As ideias de Max são essencialmente a base de tudo que se ocorre no cotidiano de cada um de nós, poissomos tão virtualizados que nem percebemos os nossos atos.
Ele falava sobre a política como uma vocação. "Que o estado é a entidade que possui o monopólio do uso legítimo da ação coercitiva". Tipo, a política é qualquer coisa que o Estado tomasse parte. "Um político não deverá ser um homem da "verdadeira ética católica". Aí entra a questão da ética. "Um defensor de tal ética deverá ser entendido comoum santo". O político tinha que ter ética dos fins últimos e a ética da responsabilidade, devendo ter paixão pelo que faz.
Relativo à Ciência, ele inspirava uma filosofia existencialista que propunha dupla negação: 1ª - Negava Durkheim ao afirmar que nenhum homem deve viver segundo a ciência manda, ela não pode ditar ao homem como ele deve viver ou se organizar; 2ª - Negava Marx ao dizer que aciência não pode indicar o futuro, ela não pode ditar o futuro da humanidade.A ciência para Weber, era o esforço para compreender e explicar os valores dos homens e as suas obras."A Sociologia como uma ciência da conduta humana, na medida em que essa conduta é social".
Se a sociedade nos impõe valores, isso não prova que ela seja melhor que as outras. Sobre o Estado, o conceito científicoatribuído por Weber constitui sempre uma síntese realizada para determinados fins do conhecimento. Mas por outro lado obtemo-lo por abstração das sínteses e encontramos na mente dos homens históricos.
Apesar de tudo, o conteúdo concreto que a noção histórica de Estado adota poderá ser apreendido com clareza mediante uma orientação segundo os conceitos do tipo ideal. O Estado é um instrumento de dominaçãodo homem pelo homem, para ele só o Estado pode fazer uso da força da violência, e essa violência é legítima, pois se apóia num conjunto de normas (constituição). O Estado para Durkheim é a instituição da disciplina moral que vai orientar a conduta do homem.
Religião também foi um tema que esteve presente nos trabalhos de Weber. "A ética protestante e o espírito do capitalismo" foi a sua...
tracking img