Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas.
1. O espírito do trabalho: Weber e a racionalização.
Segundo Max Weber o desenvolvimentonão só dependia da economia capitalista e do estado, mais também de uma reordenação racional da cultura e da sociedade. Weber também analisa a forma como a passagem do trabalho ascético para otrabalho burguês desembocou no trabalho sem encanto da atualidade. Weber era um cara particularmente difícil pois criava seus próprios conceitos, assim não havia definição previa pois demorava ao cabo delongos raciocínios.
2. As racionalidades.
Weber trata da racionalidade em seus livros, ali ele distingue a racionalidade formal da substantiva e define outros valores. Segundo o próprio aracionalidade formal é constituída pela calculabilidade e praticabilidade dos sistemas jurídicos e econômicos. Já a substantiva é relativa ao contéudo dos fins operacionais dos sistemas legal, econômico eadministrativo. Para Weber valor é a imaginação de uma validade que se torna motivo de uma ação, os valores estão presos as convicções e a religião e não deve ser confundido com a irracionalidade.3. Racionalidade e ação.
Em primeiro lugar a racionalidade não pode ser confundida com a ação social. A racionalização e a ação racional são distintas. A racionalização oferece as condições em queação e exercida, A racionalização é o processo que confere significado á diferenciação de linhas de ação.
4. A racionalização.
A clareza dos conceitos de racionalidade e de racionalização é aparente,o próprio Weber é responsável pela falta de rigor que envolve a análise da racionalidade e dos processos de racionalização. Em diversas passagem dele pelo assunto não se definiu com rigor as duasnoções.
Weber não descobriu o processo de racionalização, mais suas analises foram uteis e presentes na literatura e no cinema.
5. O processo histórico.
Weber sustentou que o processo...
tracking img