Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

Maximilian Karl Emil Weber nasceu na cidade de Erfurt no dia 21 de Abril de 1864, e faleceu no dia 14 de Junho de 1920 em Munique, ambas as cidades situadas na Alemanha. Max Weber foium importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia dareligião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.
Filho de uma família da alta classe média, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante. Seu paiera um conhecido advogado e desde cedo o orientou no sentido das humanidades. Weber recebeu excelente educação secundária em línguas, história e literatura clássica.
Começou sua carreira acadêmicana Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade de Friburgo em 1894, na Universidade de Heidelberg em 1897, retirou-se do ensino em 1903, pois estava enfermo, porémWeber deu algumas aulas particulares, salvo em algumas ocasiões, em que proferiu conferências nas universidades de Viena e Munique, nos anos que precederam sua morte, em 1920.
Suas obras principaissão “Economia e Sociedade” e “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Nesse último livro, o sociólogo realizou importante estudo sobre como a religião, especialmente o protestantismo nos EUA,foi um fator importante para a consolidação do capitalismo. Em contrapartida, Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidadeeconômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas,justamente, por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de valorização espiritual.
Em outro trabalho importante, “A política como vocação”, Weber definiu o Estado como "uma entidade que...
tracking img