Proerd, uma luz para a juventude.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROERD, UMA LUZ PARA A JUVENTUDE.
Alex Ferdinand Pereira Costa, email: alex-ferdinand@hotmail.com
Filosofia da Educação – Professor Francisco Antonio Vasconcelos
Universidade Estadual do Piauí – Campus “Ariston Dias Lima”

RESUMO:
Este trabalho busca um programa criado nos Estados Unidos, no qual já se espalho por mais de 42 países, tendo chegado ao Brasil no ano de 1992 no estado do Riode Janeiro. O PROERD tem como finalidade erradicar as drogas e a violência dentro das escolas, sendo aplicado apenas por policiais voluntários que são rigorosamente selecionados e posteriormente capacitados para atuar dentro das salas de aula e também com os pais ou responsáveis destes alunos. Estudaremos aqui como o programa trabalha e a realidade do assunto das drogas dentro das escolas.PALAVRAS-CHAVE: Proerd, Drogas, Polícia, Fator de Proteção.

1. INTRODUÇÃO
Criado nos Estados Unidos em 1983, o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education - D.A.R.E. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com 03 cursos: Proerd para 4ª e 6ª séries do ensino fundamental e CursoProerd para os Pais.
O Proerd é aplicado por policiais militares, fardados, e devidamente capacitados não podendo ser aplicado por nenhuma outra pessoa que fuja ao perfil pré-estabelecido para se tornar um instrutor do referido programa. As aulas são padronizadas e os instrutores não devem ministrá-las em discordância com tal padrão.
A formação de um instrutor do Proerd é realizada pormentores, sendo estes treinados por uma equipe norte americana no curso "Menthor Officer".
A formação de um instrutor do Proerd conta com uma equipe de especialistas como pedagogos, psicólogos e outros da área de saúde, podendo ser farmacêuticos e/ou psiquiatras.
Apesar de ser aplicado por policiais militares fardados, o Proerd não é um programa criado pelas Polícias Militares do Brasil,mas é concebido como umas das ações da Política Nacional Sobre Drogas - PNSD, implementado de acordo com o art. 5º do decreto nº 3696 de 21 de dezembro de 2000. Sendo assim, à luz do Proerd, este artigo vem tratar as drogas a partir de suas propriedades simbólicas, ou seja, seu efeito na cultura, e o seu efeito no dia-a-dia das pessoas, pais e mães de famílias, que deveriam mudar o quadro socialdo seu país através de uma postura sóbria.
Estudos apontam, principalmente através de Freire (2008), que a razão pela qual o quadro social brasileiro é tão manchado pelo sangue dos fracos e descamisados é devido aqueles que deveriam ir às ruas para gritar em altos brados pelos seus próprios direitos exigindo justiça, se entregam ao uso e abuso de drogas (lícitas e/ou ilícitas) e vivemenfurnados nos "botequins" ou caídos pelos ruas e vielas das grandes e pequenas cidades sob os efeitos das referidas drogas. 
Para Freire (2008) o pior é que tal procedimento, que antes era tão comum somente em pais de famílias tem atingido também as crianças e adolescentes. É assim que uma pessoa se torna sujeito da autonomia do outro. Sanchez (1982) diz que, ao contrário do que acontecia numpassado não muito distante (meados dos anos 80) as crianças e adolescentes brasileiras estão, cada vez mais cedo, se enveredando no caminho alternativo das drogas. Ele explica que tais caminhos são alternativos, pois quando se é criança e/ou adolescente a vida abre um leque de oportunidades para todos. À medida que se vai vivendo novas oportunidades de vida vão surgindo como se um cardápio fosseaberto deixando à mostra suas opções. As drogas, também, fazem parte desse cardápio e podem ser classificadas em drogas lícitas ou ilícitas. As drogas lícitas são as bebidas alcoólicas, cigarros e medicamentos farmacêuticos. Por serem lícitas essas drogas podem ser encontradas em diversos pontos comerciais e são as portas de entrada para o uso e abuso das drogas ilícitas que são: maconha, cocaína,...
tracking img