Max weber e emile durkhein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Explique o conceito de fatos sociais e suas características, associando-as a acontecimentos da nossa vida em sociedade.
Fatos sociais é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade, apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter.
Durkheim define os fatossociais, atribuindo-lhes três características:
A primeira característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como: exterior aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis são existentes antes até do nascimento das pessoas, que deverão obedecê-las sob a pena de punições.
Acoerção social (coercitividade) - constitui-se na força que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a se conformarem às regras impostas pela sociedade em que vivem, não havendo, contudo, à vontade ou escolha dos indivíduos. Tal força manifesta-se quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando aceita determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinadocódigo de leis.
A terceira característica é a generalidade. Os fatos sociais se manifestam através da natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, um exemplo, é a moral. "É social todo fato que é geral."
Percebe-se que segundo Durkheim, a sociedade é dotada de fatos sociais, ou seja, de normas que tem que ser seguidas, e que muitas vezes são impostas ao individuo, imprimindo sua maneira deatuar e adequando-o a uma determinada sociedade.

2- A afirmativa a seguir e falsa ou verdadeira? Justifique.
“A consciência coletiva é responsável pelo processo de socialização dos indivíduos.”
A afirmativa e verdadeira, pois a consciência coletiva e comum a todos os tipos de seres humanos; a sociedade que age e que vive em nos. Deixamos de agir ou agirmos de acordo com os parâmetros de umasociedade, sendo esta responsável pelo processo de socialização dos indivíduos.
3- Porque para Durkheim nem todo acontecimento humano é um fato social?
Para Durkheim nem todo acontecimento e um fato social porque de acordo com esse sociólogo para ser fato social este tem que ser generalizado, ou seja, seguido pela maioria da sociedade. "É social todo fato que é geral."



4- Cite os tipos desuicídios na opinião de Durkhiem, dando exemplos.
O suicídio egoísta é aquele que decorre da individualização desmesurada. Os indivíduos deixados a si mesmo tem desejos infinitos só atingem o equilíbrio através de uma força moral, logo homens e mulheres estão mais propensos ao suicídio quando menos integrados a sociedade.
O suicídio egoísta ocorre em pessoas depressivas, e é mais propenso emhomens do que mulheres.
O suicídio altruísta ocorre porque o indivíduo está fortemente ligado ao grupo a tal ponto de se confundir com ele, desprezando sua individualidade e o direito a vida em função do grupo.
Entre os principais tipos de suicídio altruísta estão: o suicídio cometido por homens que chegaram ao limiar da velhice ou foram atingidos por doenças (suicídio altruísta facultativo), osuicídio cometido por mulheres que perderam os maridos (suicídio altruísta obrigatório), fiéis ou servidores pela morte de seus chefes (suicídio altruísta agudo onde se insere o suicídio mítico).
São exemplos de suicídio altruísta os homens bombas que morrem por uma causa, suicidam em nome de um valor, um ato heróico.
O suicídio anômico ocorre devido à insatisfação das condições de vida, pois o homemsó pode viver quando há harmonia entre suas necessidades e seus meios, através de uma limitação desses que é regulada pela sociedade. É mais freqüente nas sociedades modernas onde a sociedade não está regulada pelo costume e os indivíduos estão em constante competição, possuem grandes aspirações que não são satisfeitas podendo levar a esse tipo de suicídio.
Esse tipo de suicido ocorre mais...
tracking img