Max weber - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Prévia: Pesquisa sobre os conceitos de Max Weber: Princípio da Compreensão, Teoria da Ação Social, Método dos Tipos Ideais, Relação entre a Ética protestante e o espírito do capitalismo.Max Weber (1864-1920) apontou algumas das características básicas das sociedades industriais modernas e identificou debates-chave, do ponto de vista sociológico, que permanecem centrais para ossociólogos até hoje.
Procurava entender a natureza e as causas da mudança social, sendo influenciado por Karl Marx, porém extremamente crítico ao mesmo, rejeitando a concepção materialista da história evendo o conflito de classes com menos relevância. Acreditava que os fatores econômicos são sim importantes, mas as ideias e os valores têm exatamente o mesmo impacto na mudança social.
Weberacreditava que a sociologia deveria se concentrar na ação social e não nas estruturas. Ação social consiste nas motivações e ideias humanas, bem como seus valores e crenças, as quais seriam forças por detrásdas mudanças. Diferentemente de Durkheim e Marx, ele não acreditava que as estruturas existiam independentemente do indivíduo, pelo contrário, as estruturas na sociedade eram formadas por uma complexainteração de ações. Os indivíduos têm a habilidade de agir livremente e de moldar o futuro.
Todo indivíduo (ator social) age guiado por motivações baseadas em valores. O cientista deve encobrir ospossíveis significados da ação humana presente na realidade social que interessa estudar. Todo ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. Impossíveldescartar as pré-noções, como queria Durkheim. Existe uma parcialidade na análise sociológica, não havendo neutralidade científica.
Um elemento importante na perspectiva sociológica de Weber era aideia de tipo ideal que consiste em um ponto fixo de referência para comparação social, usados para análise e compreensão mundial. Estes são construções apenas hipotéticas, uma forma “pura” de certo...
tracking img