Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

As concepções sobre currículo vêm se modificando e avançando no decorrer da sua história, onde também são realizados muitos estudos e investigações sobre este. Nos dias atuais é necessário pensar o currículo escolar, atentando para as diferenças e multiplicidades de identidades que estão inseridos no ambiente escolar. Partindo disso, o presente trabalho aborda a temáticaDiversidade e Currículo.
A diversidade a partir da visão cultural, ela é entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças, sendo construídas pelo homem nos processos de adaptação deste ao meio social que se encontra. E ainda a construção das diferenças vai além das características biológicas que olhamos a olho nu. No processo educacional, se tem várias aprendizagens, e é a partir dainteração com o meio social é que se dar a construção de conhecimentos, valores, representações e identidades. Esses são pontos imprescindíveis para a realização do acontecer humano, e isso se dar pela riqueza da diversidade.
Porém, ainda que a diversidade seja um aspecto relevante para o processo de humanização, há uma tendência nas culturas, de modo geral, de colocar como positivos e melhoresos seus valores, causando uma rejeição ao diferente, portanto, a diversidade nem sempre tem um trato positivo na formação do homem.
De forma simples, pode-se dizer que a diversidade significa variedade, diferença e multiplicidade, essas qualidades são construídas no contexto social, atravessando o tempo e o espaço, se tornando um assunto cada vez mais sério à medida que as sociedades se tornammais complicadas.
Entre a Diversidade e o Currículo há uma relação complexa. Não basta somente ter um discurso, compreender, tratar pedagogicamente a diversidade, mas a escola deve se questionar que concepções de diversidade permeiam as suas práticas, os currículos, a relação com os alunos e suas famílias e as relações profissionais, etc. Como a escola recebe toda forma de diversidade, é precisoque se tenha um currículo que atenda a essa universalidade.

2 DIVERSIDADE BIOLÓGICA OU BIODIVERSIDADE

Primeiramente deve-se saber o que é Biodiversidade, “Bio”, significa vida, diversidade significa “variedade”. Então, biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida que se pode encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos,microrganismos, etc.).
Do ponto de vista biológico, a variedade de seres vivos e ambientes em conjunto é chamado de diversidade biológica ou biodiversidade, dentro dessa diversidade está o ser humano que enquanto ser vivo apresenta diversidade biológica, ou seja, mostram diferenças entre si. E ao longo do processo histórico e cultural e no contexto de suas relações de poder estabelecidas entre os diferentesgrupos humanos, alguns gêneros receberam leituras estereotipadas e preconceituosas, foram exploradas e tratadas de formas desiguais e discriminatórias.
Para a melhor compreensão o ser humano no contexto da diversidade biológica levam-se em consideração dois pontos importantes: a) o ser enquanto parte da diversidade cultural; a relação do homem como um dos componentes dessa diversidade, preservaçãoe conservação desse ambiente. Porém, existem grupos humanos que aprenderam através da sua cultura e sua historia a não destruírem a natureza, mas garantem sua sobrevivência e produzem conhecimentos por meio de uma relação direta com o ambiente em que vivem. Como exemplos têm os grupos indígenas, as comunidades tradicionais (como os seringueiros), os remanescentes de quilombos, os trabalhadores docampo e demais povos da floresta.
Estes conhecimentos variados construídos fora da escola a respeito da biodiversidade nem sempre são considerados pela escola, no entanto nos últimos anos esses grupos vêm se organizando e exigindo aos órgãos responsáveis pelas escolas o direito ao reconhecimento dos seus saberes e incorporação aos currículos. Nesse ponto esse tipo de conhecimento faz parte do...
tracking img