Resumo max weber a politica como vocação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Assunto: Resumo Capitulo Politica como vocação Max Weber.

Weber desenvolve em seu ensaio sobre a politica desde sua concepção perante a sociedade e dissecando seus meandros. No segundocapitulo do seu livro ensaios de sociologia de sociedade de Max weber chama-se vocação politica, porém, esse não e o único tema de seu discurso.
No inicio do capitulo Max Weber fala sobre o conceitode politica usada na sociedade, como por exemplo, a politica educacional de uma escola, a politica financeira de um banco, a politica domestica de uma família dentre outros. Porém ele restringe o usoda palavra apenas no conceito de liderança ou influencia que ele chama de estado.
Weber em seu discurso afirma que as relações entre o estado e a violência são intrínsecas, pois, sem umarepresentação do poder que use a força como meio de organização na hora necessária o estado estaria fadado a ao desaparecimento, dando lugar a uma sociedade anárquica. A força não e o único instrumento do governopara manter a ordem, mas e um instrumento legal que representa a força do poder constituído sobre os indivíduos dessa sociedade.
Historicamente os homens vivem a muitas gerações sob a relação dedominante e dominado, weber deixa implícito que essa relação de submissão ela e legitima, para legitimar esse poder Weber cria 3 tipologias básicas de forma de governo, são elas : (A) O tradicional;(B) O carismático e (C) o de legalidade.
(A) O Tradicional: As pessoas aceitam essetipo de dominação por acreditar que se trata de algo divino, santificado.
(B) O Carismático: Usa basicamente a demagogia ou um feito heroico que o destaca dos demais para criar uma relação deconfiança com a sociedade. Estão presentes em todas as épocas da historia.
(C) Legalidade: Usa critérios racionais na escolha de representantes.
Esses critérios são considerados puros e raramente são...
tracking img