Max ernst

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Ernest (2 de abril de 1891, Brühl, Alemanha — 1 de abril de 1976, Paris) foi um pintor alemão, naturalizado norte-americano e depois francês. Também praticou a poesia entre os surrealistas,movimento do qual fez parte. Seu filho foi Jimmy Ernst[1].
-------------------------------------------------
]Vida
Depois de ser um soldado alemão na Primeira Guerra Mundial, Max Ernst, o garoto queaprendera a pintar copiando paisagens de Van Gogh, passou por uma breve fase cubista após a guerra. No ano seguinte, 1919, fundou o grupo Dada em sua terra natal (Colônia) e se propôs a destruir todos osvalores estéticos de então. Foi uma tentativa de ruptura, uma reação contra uma sociedade falida e destruída moralmente pela Primeira Guerra Mundial[1].
Em 1922, emigrou para a França, ondeconheceu André Breton e ingressou no movimento surrealista.
O Surrealismo levou às últimas consequências o que seus criadores entendiam como "renovação da arte a partir da recusa à lógica e à moral daburguesia". Assim como o Dadaísmo, jogou fora tudo o que até então era esteticamente aceitável. Ao lado de Louis Aragon, Salvador Dali e Man Ray, Ernst criou peças que até hoje chocam o público[1].
O mentorintelectual do surrealismo, Breton dizia que Ernst era o "mais magnífico cérebro assombrado" do mundo das artes. O pintor alemão soube levar como poucos a premissa de que a obra deveria vir de umestado onírico, de sonho. Isto é, a pintura seria a manifestação do que os psicanalistas chamam de inconsciente[1].
Em seus quadros de cores brilhantes, Max Ernst associava imagens de elementosdemoníacos e absurdos com outros eróticos e fabulosos. Unia de forma irracional esses símbolos para expressar seu subjetivismo. Da mesma forma que em suas colagens, as esculturas mesclavam objetos cotidianos,como peças de automóvel e garrafas de leite, a blocos de cimento, que depois fundia em bronze[1].
Na Alemanha nazista, seus quadros foram expostos, junto aos de outros artistas na mostra...
tracking img