Preconceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Preconceitos e Discriminação na sociedade
Tipo de Discriminação e Preconceito:
1. Discriminação nas escolas
2. Racismo
3. Discriminação e desigualdade socioeconômica: pobreza, aparência e origem regional
4. Discriminação religiosa
5. Discriminação por deficiência
6. Discriminação por características físicas
1. A escola é um dos principais espaços de encontro e convivência, especialmentepara crianças, adolescentes e jovens de diferentes níveis e grupos sociais. Isso acarreta relações cotidianas entre indivíduos com diferentes valores, crenças e visões de mundo. Quanto mais preconceito e práticas discriminatórias existem em uma escola pública, pior é o desempenho de seus estudantes. Entre as experiências mais nocivas vividas por esses jovens está o bullying, que é a humilhaçãoperante colegas por motivo de preconceito. O estudo descreve ainda que sejam comuns na escola os apelidos pejorativos e diversas formas de preconceito contra estudantes negros. O problema costuma ser mascarado, como se o racismo fosse brincadeira. “Tem estudante branco que chama o colega de negrinho e a vítima ainda acha que é uma forma carinhosa de tratar”
2. O preconceito e à discriminaçãoracial, presentes no nosso cotidiano. Embora sejam assuntos deixados de lado pela maioria da nossa sociedade e encobertos pela falsa “democracia racial”, o racismo, que se prende à idéia da existência das raças “superiores” e raças “inferiores”, o preconceito racial, que é o conceito prévio com relação a uma determinada raça e; a discriminação racial são práticas que devem ser combatidas. O combate aessas atitudes estão regulamentadas através da Constituição e de leis específicas que precisam ser divulgadas, e mais que isso, colocadas em funcionamento para que possamos erradicar, de uma vez por todas, uma das maiores injustiças sociais do nosso país. Salientamos, no entanto, que a existência e a aplicação das leis não são suficientes para que os objetivos acima citados sejam alcançados. Énecessário consciência e solidariedade. Consciência para se ter a clara compreensão do racismo como uma forma desumana e cruel contra uma determinada raça e banirmos a falsa idéia da existência de raças “superiores” e “inferiores”. Solidariedade para perceber que a discriminação racial, quando atinge a pessoa negra, por extensão, não só atinge todo povo negro, mas também todo ser humano,independente da cor ou raça. No processo de luta contra o racismo é da maior importância construirmos uma identidade afro-brasileira. Não para desbancar a idéia de brasilidade, mas para que, a partir dessa construção, os negros possam exercer, de forma plena, sua cidadania e lutar contra o racismo. Mostrar que é impossível a construção da cidadania do povo negro nos limites da sociedade atual e que ocombate ao racismo é importante, seja na construção de um modelo de desenvolvimento para o Brasil e para as nossas cidades, como, para pensarmos uma sociedade mais justa e igualitária.
3. Abordando-se, primeiramente, algumas manifestações mais gerais do preconceito pela pobreza encontrado em seguida, especificamente de dois outros tipos de discriminação a ele relacionados: a discriminação pela formade se vestir e a discriminação pela origem regional. Em todos eles, signos de distinção presentes na sociedade podem ser reproduzidos no espaço educacional. Na discriminação pela pobreza, uma ampla gama de signos de distinção é acionada em processos de estigmatizarão/marginalização de indivíduos ou grupos, criando-se um sistema classificatório a partir do qual determinados hábitos e bens deconsumo podem ser valorizados ou desvalorizados. Se a questão da aparência tem grande valor na sociedade atual, atravessando regiões e espaços diversos, ela talvez tenda a ganhar saliência especial no ambiente das escolas, uma vez que as culturas juvenis são informadas sobre maneira pelos signos de moda e consumo, os quais seguem uma lógica de distinção. Outro tipo de...
tracking img