Dadaismo, surrealismo e frottage

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DADAISMO

Dadaísmo, movimento que abrange todos os gêneros artísticos e expressa uma proposta contra a cultura ocidental, especialmente contra o militarismo desencadeado pela I Guerra Mundial. Criado, em 1916/1922;
Artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, contrários ao envolvimento de seus países na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) exilaram-se em Zurique, na Suíça, fundando ummovimento literário que deveria expressar suas decepções com o fracasso das ciências, da religião e da filosofia existentes até então, pois se revelaram incapazes de evitar a grande destruição que assolava toda a Europa.
Esse movimento foi denominado Dadá nome escolhido pelo poeta húngaro Tristan Tzara, abrindo um dicionário ao acaso e deixando seu dedo cair sobre uma palavra qualquer dapágina, o dedo indicou a palavra “dada”, que significa “cavalo”, na linguagem infantil francesa. Tanto fazia ser essa como qualquer outra palavra, pois a arte perdia todo o sentido, já que a guerra havia instaurado o irracionalismo no continente europeu.
Dessa forma, os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista, que ela fosse apenas o resultado doautomatismo psíquico, selecionando e combinando elementos ao acaso, mas agora a intenção não é plástica e sim de sátira e crítica aos valores tradicionais tão valorizados, mas responsáveis pelo caos em que se encontrava a Europa.
Na pintura, essa atitude foi traduzida por obras que usaram o recurso da colagem.
Influencias: Jean Arp, Man Ray, Marcel Duchamp , Francis Picabia, Max ErnstSURREALISMO
O Surrealismo apareceu na França em 1924/1949, André Breton (1896-1966) poeta e escritor, liderou a criação desse novo movimento escrevendo o primeiro manifesto, em que associa a criação artística ao automatismo psíquico puro. Para os surrealistas, manifestações do subconsciente, absurdas e ilógicas, como as imagens dos sonhos e das alucinações, que produzem as criações artísticas maisinteressantes.
As obras surrealistas representam em alguns casos, aspectos da realidade com excesso de realismo, entretanto aparecem sempre associados a, elementos inexistentes
A maior expressão surrealista é Salvador Dali (1904-1989), criando o conceito de ‘‘paranóia crítica’’ (A persistência da memória - foto 17).
A pintura surrealista desenvolveu uma tendência figurativa com Salvador Dali eMarc Chagall (1887-1985, René Magritte) entre outros, e a tendência abstrata, com os pintores Joan Miró (1893-1983), "Constelações"- foto 18 e Max Ernst (1891-1976).



Max Ernst (2 de abril de 1891, Brühl, Alemanha — 1 de abril de 1976, Paris) Pintor e escultor Alemão autodidata . Era filho de Philipp Ernst, professor de artes e de Luise Kopp. Ernst aprendeu a pintar sozinho, através decópias de Van Gogh foi se descobrindo como pintor , enquanto estudava Filosofia e Psiquiatria na Universidade de Bonn entre 1909 a 1914, chegando a exibir uma de suas pinturas em 1913. Em 1914 Ernst veio a conhecer o surrealismo através de um grande pintor surrealista, Jean Arp, pelo qual manteve a amizade pela vida inteira. Em 1916 Ernst foi convocado pelo serviço militar alemão para lutar naPrimeira Guerra Mundial. Após a guerra Ernst foi morar em Colônia com Jean Arp e Johannes Baargeld, vindo a fundar o Grupo Dada de Colônia. Ernst certa vez definiu o fenômeno dadá: “Nós jovens voltávamos da guerra perdidos e nossa aversão por ela precisava encontrar um escape. Quase naturalmente, a aversão tomou a forma de um ataque às bases da civilização que criou essa guerra - ataque através dalinguagem, sintaxe, lógica, literatura, pintura e muito mais” (Max Ernst: A Retrospective. - Max Ernst: Uma Retrospectiva).
Breton- “Muitos artistas passaram por experiências terríveis durante a I Guerra Mundial. Ernst serviu como canhoneiro na Alemanha entre 1914-17. Certa vez escreveu sobre essas suas experiências dizendo que havia morrido em 1914 e renascido em 1918. Breton tentou mostrar o...
tracking img