Matriz liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – CAPES
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ENSINO A DISTÂNCIA – ne@ad/UFES

Heliana Mara Souza Fonseca

Módulo 1 – Estado, Governo e Mercado

Vitória
2012

Heliana Mara Souza Fonseca

Módulo 1 – Estado, Governo e Mercado

Trabalho apresentado ao Curso de Especialização Gestão em Saúde do Núcleo de Educação e Ensino aDistância da Universidade Federal do Espírito Santo, MÓDULO I, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde
Professor: Rita de Cássia Duarte Lima
Tutor Presencial: Rosângela Simonelli Gavi


VITÓRIA
2012

Desenvolvimento das atividades
Atividade I
Ler, aprofundar e comentar sobre os principais teóricos que discutem sobre o tema Estado, Governo eMercado – Maximillian Carl Emil Weber, Barão de Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau, Adam Smith.

Maximillian Carl Emil Weber

Max Weber, propõe discutir a vocação política através do Estado. Este Estado é definido através do seu meio de existência, que é o poder de coerção. Caso a “violência” não estivesse presente, não existiria também o Estado. A política será então um conjunto de esforçosvisando à participação do poder ou à influência na divisão desse poder, seja entre Estados, seja no interior de um único Estado. Surge então a sua famosa definição “o Estado é um grupo político que reivindicou para si e obteve o monopólio legítimo do uso da força física dentro de um determinado território”.
Contudo, apesar do poder coercitivo do Estado, ele é antes de tudo , uma relação de dominação deum homem sobre outro homem. Essa dominação é legitimada através de três ideias puras: 1) um homem admite ser dominado pelo outro devido à tradição e costumes; 2) carisma do dominador, ou seja, características como devoção e confiança nesta pessoa; 3) a legitimidade , que é fundada na ideia de crença na validez de um estatuto legal, como exemplo, a eleição.
A dominação depende de um estado-maioradministrativo que irá garantir que as atividades desenvolvidas pelos dominados estejam de acordo com o dominador – e também dos meios materiais de gestão, como estruturas físicas, recursos financeiros, mas este mesmo estado administrativo, não irá obedecer ao chefe apenas pelas questões da legitimidade, antes de tudo interesses pessoais influenciam esta dominação como retribuição material eprestígio social e o medo de perder estas recompensas é o que liga o estado-maior administrativo aos detentores do poder.
Quando o soberano exerce o seu poder por meio do poder do coercitivo do estado, observa-se que o Estado moderno conseguiu privar funcionários e trabalhadores de qualquer meio de gestão. Isto significa dizer que o estado é um agrupamento de dominação de caráter institucional, quemonopoliza, no seu território, o uso legítimo da violência como instrumento de domínio e que reúne nas mãos de seus dirigentes, os instrumentos de gestão.
Barão de Montesquieu

Na visão de Montesquieu, o Estado seria uma construção com base na extensão territorial e na quantidade populacional, e partindo da análise seria definida a forma de governo. Montesquieu distingue três formas de governo,República, Monarquia e Despotismo. a) República – deveria ser composta de poucas pessoas, havendo bastante proximidade e poderia ser realizada em território pouco extenso - soberania nas mãos de muitos – princípio é a virtude; b) Monarquia – pressupunha território médio, sendo que o governo seria dividido com a nobreza, pois a nobreza estaria espalhada pelo território – soberania nas mãos de um sósegundo leis positivas – princípio é a honra; c) Despotismo – seria característico de grandes margens territoriais, não havendo proximidade social entre os seres – soberania nas mãos de um só segundo o arbítrio deste – princípio é o medo.
Ao procurar descobrir as relações que as leis têm com a natureza e o princípio de cada governo, Montesquieu desenvolve uma teoria de governo que alimenta as...
tracking img