Cultura e ideologia

INTRODUÇÃO

Em busca de uma breve definição, para os termos “cultura” e “ideologia”, pode-se rapidamente, até mesmo com uma simples folheada no dicionário, concluir como legado de criações etendências do indivíduo sendo cultura e, conjunto de idéias e ideais sendo ideologia.
Mas ambos são muito mais complexos, e ocasionam influência direta sobre a sociedade, podendo assim até sugerir umaligação ou subordinação entre eles.
Com base em grandes nomes da sociologia, aprofundemo-nos a este estudo, para posteriormente formarmos nossas opiniões quanto ao tema.

IDEOLOGIA E CULTURA

Seráque estes dois termos, “cultura e ideologia”, podem ser pronunciados separadamente? Ou um é subordinado ao outro? Ou até mesmo, não possuem ligação alguma, são apenas termos que caracterizam asociedade. Para obter essas respostas é necessário descobrir o significado de cada um destes termos. Mais não de maneira superficial, como a busca em um dicionário. É preciso desvendar suas aplicações nasociedade, só assim será possível compreende-los e posteriormente descobrir se há ligação, ou não, entre ambos.

Cultura
Define-se por cultura o conjunto de criações do homem, que individual oucoletivamente, produz aquilo que necessita para a satisfação de suas tendências. Essas criações possuem grande variedade: sistemas de símbolos orais e escritos, instrumentos habitações cidades, meiosde transportes, códigos de leis, instituições, obras de arte.
Sistemas de idéias, conhecimentos técnicas, artefatos, padrões de comportamento e atitudes, tudo isso é cultura. E a aquisição dacultura não é um processo biológico e sim, social. Por essa razão o termo herança social pode ser utilizado, pois a cultura é adquirida através de gerações. (EMILIO WILLENS, 1977)
Por tanto se acultura é criada pelo homem, muitas vezes em sociedade, pode-se afirmar que a vida social exerce influência sobre a formação da cultura. E a cultura, por sua vez, influencia a vida social....