Cultura e ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Em busca de uma breve definição, para os termos “cultura” e “ideologia”, pode-se rapidamente, até mesmo com uma simples folheada no dicionário, concluir como legado de criações e tendências do indivíduo sendo cultura e, conjunto de idéias e ideais sendo ideologia.
Mas ambos são muito mais complexos, e ocasionam influência direta sobre a sociedade, podendo assim até sugerir umaligação ou subordinação entre eles.
Com base em grandes nomes da sociologia, aprofundemo-nos a este estudo, para posteriormente formarmos nossas opiniões quanto ao tema.

IDEOLOGIA E CULTURA

Será que estes dois termos, “cultura e ideologia”, podem ser pronunciados separadamente? Ou um é subordinado ao outro? Ou até mesmo, não possuem ligação alguma, são apenas termos que caracterizam asociedade. Para obter essas respostas é necessário descobrir o significado de cada um destes termos. Mais não de maneira superficial, como a busca em um dicionário. É preciso desvendar suas aplicações na sociedade, só assim será possível compreende-los e posteriormente descobrir se há ligação, ou não, entre ambos.

Cultura
Define-se por cultura o conjunto de criações do homem, que individualou coletivamente, produz aquilo que necessita para a satisfação de suas tendências. Essas criações possuem grande variedade: sistemas de símbolos orais e escritos, instrumentos habitações cidades, meios de transportes, códigos de leis, instituições, obras de arte.
Sistemas de idéias, conhecimentos técnicas, artefatos, padrões de comportamento e atitudes, tudo isso é cultura. E a aquisiçãoda cultura não é um processo biológico e sim, social. Por essa razão o termo herança social pode ser utilizado, pois a cultura é adquirida através de gerações. (EMILIO WILLENS, 1977)
Por tanto se a cultura é criada pelo homem, muitas vezes em sociedade, pode-se afirmar que a vida social exerce influência sobre a formação da cultura. E a cultura, por sua vez, influencia a vida social. Quanto aisso, para uma melhor análise, é indispensável tratar da disciplina “sociologia da cultura” termo este (kultursoziologie) introduzido por Alfred Weber, irmão de Marx Weber, que reconhecia a civilização como o conjunto de resultados do esforço humano para conquistar a natureza pela ciência e a técnica, para ele, cultura é o conjunto de criações do espírito humano na sua própria realização,histórica, pela Filosofia, a Arte e a Religião. ÁVILA 1976.
A sociologia da Cultura estuda os elementos culturais da sociedade. Pode-se definir cultura em dois sentidos: subjetivo e objetivo. Quando chamamos um homem de culto e estamos nos referindo a suas capacidades intelectuais, aplicamos à cultura o sentido subjetivo, ou seja, sugere a idéia de um elevado grau de desenvolvimento das faculdadesindividuais. Já o sentido objetivo se refere ao conjunto de criações em que se vai “objetivando” o espírito humano na satisfação das tendências individuais e sociais. Este conjunto representa um patrimônio riquíssimo da humanidade e é constituído dos mais variados elementos: idiomas, conhecimentos, crenças, ideologias, sistemas filosóficos lendas tradições, símbolos, formas de comportamentonormas, organizações, ritos.
Para agrupar o conjunto rico e heterogêneo das criações humanas (cultura objetiva) vários sociólogos propuseram diversas classificações. Temos como exemplo PITIRIM SOROKIM, que usou de um critério mais didático, e dividiu cultura em elementos ideológicos: religião, filosofia, ciência, ética, direito, arte; elementos relativos às condutas: idéias coletivas,máximas, símbolos, costumes; elementos materiais: pelos quais o homem configura a natureza adaptando-a a suas exigências.
Os antropologistas, em contra partida, sugerem a seguinte classificação:
• Elementos materiais: instrumentos de trabalho, casas e vestuários;
• Técnicas ou habilidades especializadas: escrever, pintar, dançar e tocar;
• Elementos simbólicos: a língua, a música, o...
tracking img