Matriz energetica japao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ITABIRA
2011
Introdução:
Neste trabalho iremos apresenta a matriz energética do Japão, como é gerada os pontos negativos e positivas de cada uma das fontes geradoras como: funcionamento, segurança, capacidade e inovações.
Mostrar como o país tem preparado suas estratégias para melhora a eficiência energética do país. As metas e estratégias para o futuro.

Dados do Japão:
Forma degoverno:
Segundo a Constituição de 1947, ditada pelos americanos, o imperador é o chefe de Estado. Seu papel se limita ao de um monarca constitucional que sanciona as nomeações oficiais. O Legislativo é bicameral, composto pela Câmara de Representantes (baixa), com 480 membros, e a Câmara dos Conselheiros (alta), com 252 membros.
Executivo é exercido por um gabinete liderado por um primeiro-ministro.Chefe de Estado: Akihito, imperador desde 7 de janeiro de 1989.
Chefe de Governo: Taro Aso, primeiro-ministro desde setembro de 2008.

Economia:
O Japão é a segunda maior economia do mundo (PIB de TU$ 5,118), já que conseguiu se recuperar dos estragos da Segunda Guerra Mundial com a ajuda de sua potente indústria pesada, da inovação tecnológica de suas empresas e da grande capacidade detrabalho de sua população.
Os principais produtos são:
Produtos Agrícolas:  arroz, batata, repolho, beterraba, frutas cítricas.
Pecuária: bovinos, suínos, aves
Mineração: calcário, enxofre, asfalto natural.
Indústria japonesa : máquinas, equipamentos de transporte,produtos eletroeletrônicos, siderúrgica (aço e ferro).
Geografia:
ÁREA: 378.000 km²
CAPITAL DO JAPÃO: TóquioPOPULAÇÃO: 127,2 milhões (estimativa 2009)
MOEDA DO JAPÃO: iene
NOME OFICIAL: Japão ( Nippon )
NACIONALIDADE: japonesa
DATA NACIONAL: 11 de fev. (fundação do país); 23 de dez. (aniversário do imperador)
CLIMA DO JAPÃO : temperado continental (Norte) e subtropical (Sul)
IDIOMAS: japonês (oficial)
RELIGIÃO:  xintoísmo 51,3%, budismo 38,3%, cristianismo 1,2%, outras 9,2% (1992)
DENSIDADEDEMOGRÁFICA: 340 hab./km2
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 0,2% ao ano (1995 a 2000).
TAXA DE ANALFABETISMO: 1%
RENDA PER CAPITA: US$ 34.099 (estimativa 2007).

Historia:

Depois do ataque a Pearl Harbor (base da marinha dos EUA no Hawai), o exército americano responde com ataques sucessivos, que durante 11 meses fazem os japoneses recuar dos seus territórios anexados, até à terra mãe, mantendoinquebráveis as suas linhas de defesa, dado que o japonês preferia morrer a ser conquistado, e também, porque acreditavam que o solo japonês era sagrado para ser pisado por segundo quem eles chamavam "inferiores a sua raça".
Em 6 de Agosto de 1945, os Estados Unidos lançam a primeira Bomba Atômica sobre a cidade de Hiroshima; três dias depois, e dado que o governo japonês não se rendera, élançada uma segunda bomba atómica sobre Nagasaki, ficando de pé apenas o Pavilhão Cientifico da cidade, onde todo o resto fora arrasado, três dias depois o governo japonês convoca os representantes americanos, para reuniões que viriam a tornar o Japão no último a se render na Segunda Guerra Mundial. Acabando-se assim a política de expansão japonesa, que foi alterada para uma política de reconstruçãoeconómica, e já nos anos 60, 14 anos depois do General MacArthur ter entrado no território nacional japonês, o Japão tornou-se novamente uma potencia, tecnológica e económica mundial.
O Japão é uma monarquia constitucional, governado pelo parlamento, sendo o 2º país mais rico do mundo,[1] e o 1º mais desenvolvido, também vive uma política expansionista, mas não a nível territorial mas sim económico,tendo marcas conhecidas como: SONY, Toshiba, Mitsubishi.
Devido a escassez de matéria prima o país investiu muito em tecnologia.
A política de distribuição da população pelas áreas rurais do território que possibilitou uma expansão mais uniforme.
Como resultado, acredita-se que o Japão seja a nação mais eficiente energeticamente do mundo. Desde 1973, segundo o governo, o país melhorou...
tracking img