Matriz determinante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
* Matrizes
* Conjunto de matrizes
* Determinantes
* Tipos de Planejamento
* Matriz de ordem 2x2
* Matriz de ordem 3x3

Bibliografia.
* Alfredo Steinbruch e PauloWinterle
* Lawson,T.Ágebra linea. Editora Edgard Blucher LTDA,1996
* Honwaed,A.Álgebra Linear com Aplicações.São Paulo:Bookmam Companhia

Matrizes
IMatriz de ordem m x n : Para os nossospropósitos, podemos considerar uma matriz como sendo uma tabela rectangular de números reais (ou complexos) dispostos em m linhas e n colunas. Diz-se então que a matriz tem ordem m x n (lê-se: ordem mpor n)

Exemplos:

O conjunto de matrizes são divididas em 6 partes sendo elas:
* Matriz indentidade
* Matriz inversa
* Matriz singular
* Matriz simétrica
* Matriztransposta
* Matriz positiva definida
Matriz identidade
A matriz identidade In é a matriz quadrada n × n em que todas as entradas da diagonal principal são iguais a 1 e as demais são iguais azero.Ela é chamada de matriz identidade pois multiplicá-la por outra matriz não altera a matriz: MIn = ImM = M para qualquer matriz M de ordem m por n.
Matriz transposta
A matriz transposta de uma matrizAm × n é a matriz Atn × m em que , ou seja, todos os elementos da primeira linha, tornar-se-ão elementos da primeira coluna, todos os elementos da segunda linha, tornar-se-ão elementos da segundacoluna, todos os elementos da n linha, tornar-se-ão elementos da n coluna.
Matriz simétrica
Uma matriz A é simétrica se A = At. Isso só ocorre com matrizes quadradas.Um tipo especial de matrizsimétrica é a matriz idempotente.
Matriz positiva/negativa (semi)definida
A classificação de uma matriz em positiva ou negativa definida ou semi-definida é similar à classificação dos números reais empositivos ou negativos.Seja M uma matriz quadrada de dimensão nXn e z um vetor não nulo (ou seja, que tenha pelo menos um elemento diferente de zero) de dimensão nX1. Note que se n=1, temos a definição...
tracking img