Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em colocar em pratica o conhecimento acadêmico sobre o funcionamento dos ambulatórios, analisando com uma pesquisa in loco e por meio e pesquisa “internet” e normas regulamentadoras.

Conseguimos observar as incompatibilidades que foram evidenciadas nos ambulatórios, e enxergamos o quanto devemos ser criteriosos em nossos futuros projetos nos quais devemosunir beleza de projetar e a utilidade de seus sistemas dentro de uma dinâmica arquitetônica funcional que proporcione um ambiente com qualidade de vida conforto e segurança.

































PROBLEMATIZAÇÃO/OBJETIVO

Na elaboração de um projeto arquitetônico para fins de atendimento a população com abrangência na área de saúde, se faz necessárioatender a todos os parâmetros normativos que regem o dimensionamento de conforto, acessibilidade, utilidade, funcionalidade e segurança, destinadas aos ambulatórios nestes casos além de edificar estes espaços se faz necessário implanta-los no meio social e garantir seu funcionamento nos requisitos de atendimento a população.

Tomando como base as dificuldades em atendimento as normas técnicas e odimensionamento destes espaços, buscamos através desta pesquisa analisar estes problemas que se apresentam nos ambulatórios de atendimento a população, sabemos que alguns destes requisitos normativos não são implantados devido a erros nos projetos, na execução ou de caráter econômicos, estes podem até ser negligenciados devido à falta de recursos no atendimento aos padrões normativos de saúde.Sabendo que é de suma importância um bom funcionamento dos espaços utilizados e dos equipamentos para que os usuários disponham de um ambiente que lhe proporcione conforto, mas basta ter uma percepção critica que podemos notar as condições inadequadas ou até mesmo de não atendimento aos requisitos normativos vigentes no estado.

















METODOLOGIA

Esta pesquisaconsiste em apresentar por métodos de avaliação pictóricos com base nas normas vigentes no estado de caráter nacional e federal, as formas de prestação de serviços aos publico e seus equipamentos e espaços físicos e estruturais dos ambientes.

Em observância ao sistema funcional do atendimento ambulatorial esta pesquisa analisou:

• Pesquisas bibliográficas em livros, revistas, artigos,publicações, consultas a internet, que fundamentem o objeto de estudo.

• Visitas realizadas in loco, em edificações de uso ambulatorial, construídas na Região Metropolitana do Recife, a fim de observar as conformidades e não conformidades.

• Registro fotográfico e elaboração de relatório.

• Elaboração de gráficos para melhor a análise das informações catalogadas, tornando assim,possível uma conclusão sobre as condições dos ambientes observados.

• Relacionar as normativas vigentes com a aplicabilidade do sistema nas edificações Ambulatório do Hospital Pelópidas Silveira e o Ambulatório do Tribunal de Justiça de Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife.

• Estudo dos espaços realizado de forma a analisar em esboço a planta do ambiente observado.

• Checaros itens solicitados de acordo com as normas vigentes se estes estão contemplados no local em listagem da ANVISA.







PESQUISA DE CAMPO

Como base nesta pesquisa conseguirmos relatar que os ambulatórios visitados, atendem as normas vigentes, deixando a desejar em alguns pontos.

Analisando as situações nos ambulatórios identificamos a seguinte situação referente ao ambulatório doPelópidas Silveira.

A especialidade da unidade é nas áreas de cardiologia e neurologia e é composto por 2.640 profissionais no ambulatório.

O Ambulatório funciona integrado às UPAs de São Lourenço da Mata, Curado e Torre, formando um cinturão que ajudará a desafogar o atendimento ambulatorial do Recife.

O atendimento do Ambulatório do Pelópidas da Silveira localizado na Região...
tracking img