Materias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito.  É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão edurabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha.
O processo de obtenção do alumínio tem três etapas:
• obtenção do minério (bauxita);
• obtenção da alumina;
• obtenção do alumínio.

Neste trabalho essas etapas serão apresentadas....Obtenção do minério
O minério do qual se obtém o alumínio se chama bauxita. E esse minério foi formado pela decomposição, isto é, a separação em pequenas partículas, de rochas alcalinas. Essa decomposição foi causada pela chuva que se infiltrou na rocha durante milhões de anos. Como resultado, as rochas se transformaram em uma argila, ou seja, um tipo de terra, composta principalmente de óxido dealumínio hidratado (alumina) misturado com óxido de ferro, sílica, titânio e outras impurezas. A proporção de alumina, nessa argila, fica entre 40 e 60%.
Antes do início da mineração, a terra e a vegetação acumuladas sobre o depósito de bauxita são retiradas com o auxílio de motoniveladoras. Em seguida, o minério é retirado com o auxílio de retroescavadeiras e transportado por caminhões até àárea de armazenamento.
São necessárias quatro toneladas de bauxita para produzir uma tonelada de alumínio.

O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção depende de etapas de processamento até chegar ao estado em que o vemos normalmente. O processo da mineração da bauxita, que origina o alumínio, pode ser exemplificado da seguinte maneira: 
*Remoção planejada da vegetação e do solo orgânico;
* Retirada das camadas superficiais do solo (argilas e lateritas);
* Beneficiamento: Inicia-se na britagem, para redução de tamanho;Lavagem do minério com água para reduzir (quando  necessário) o teor de sílica contida na parcela mais fina; Secagem.

Obtenção da alumína
Na segunda etapa do processo, retiram-se as impurezas da bauxita paraque sobre somente a alumina. Para isso, a bauxita é triturada e misturada com uma solução de soda cáustica. A lama formada por essa mistura, é aquecida sob alta pressão e recebe uma nova adição de soda cáustica.
Dessa forma, a alumina é dissolvida, a sílica contida na pasta é eliminada, mas as outras impurezas não. Então, elas são separadas por processos de sedimentação e filtragem.Sedimentação é um processo no qual as partículas sólidas que estão em suspensão dentro de uma mistura líquida, vão se depositando no fundo do recipiente onde a mistura está guardada. A solução resultante, chamada de aluminato de sódio, é colocada em um precipitador e, nesse processo, obtém-se a alumina hidratada. Nesse ponto, a alumina hidratada pode seguir um entre dois caminhos: ela pode ser usada comoestá ou ser levada para os calcinadores.
Se ela for usada como está, será matéria-prima para produtos químicos, como o sulfato de alumínio, usado no tratamento de água e na indústria de papel. Poderá ser empregada, também, na produção de vidros, corantes e cremes dentais. Para ser matéria-prima para a produção não só de alumínio, mas também de abrasivos, refratários, isoladores térmicos, tintas,velas de ignição e cerâmicas de alta tecnologia, a alumina hidratada precisa perder a água que está quimicamente combinada dentro dela. Isso acontece nos calcinadores nos quais ela é aquecida a temperaturas entre 1.000ºC e 1.300ºC.

Obtenção do alumínio
Para obter o alumínio, é preciso retirar esse oxigênio que está dentro da alumina. Como essa ligação do oxigênio com o alumínio é muito...
tracking img