Etnografia

Páginas: 4 (942 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CURSO DE ENFERMAGEM

ETNOGRAFIA

Veridiana Carvalho

Professor: Daniel Granada

Lajeado, 15 de novembro de 2012.

Tradicionalmente, o modelo biológicocostuma tratar das doenças dos indivíduos com base na explicação biomédica, para suas causas e mecanismos de tratamento. O significado que a doença assume para cada sujeito é pouco considerado ecompreendido pelos profissionais embasados, prioritariamente pelos médicos, fato que tem gerado uma dificuldade na relação profissional-paciente. A importância do adoecer estão normalmente ligadas asexperiências e vivencias no processo de saúde-doença. Assim tanto os modos de entender saúde como as praticas adotadas variam de indivíduos para indivíduos.
Os significados do adoecer e a percepção da doençapara as pessoas atendidas são pouco consideradas, compreendidas e apreendidas pelo profissional da saúde. Dessa forma ao fazerem orientações, fazem apenas seguindo suas crenças o que nem sempre esta deacordo com o usuário. Esta poderia ser a causa muitas vezes da não adesão aos tratamentos médicos.
A antropologia se faz necessária, tendo em vista que o processo de viver nos diferentes contextos,resulta em diferentes percepções sobre a vida humana. O cotidiano familiar, domicilio e os diferentes cuidados precisam ser entendidos pelos profissionais da saúde, como forma de se fazer uma saúdemais digna.
Cuidar é mais do que dispensar tempo e doação a alguém. Tratar um infermo envolve métodos que vão além das técnicas e teorias. É o caso dos Enfermeiros que são preparados para atuar nasmais diferentes áreas da saúde e exercita diariamente a capacidade de sentir, ouvir, interpretar o que não foi falado e sim demonstrado e também falar com pacientes, familiares e equipesmultiprofissionais, além de possuir habilidades administrativas e gerenciais do serviço de saúde. O curso de graduação prepara os futuros enfermeiros para o mercado de trabalho, devemos fazer diagnóstico de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnografia
  • Etnografia
  • Etnografia
  • Etnografia
  • Etnografia
  • etnografia
  • Etnografias
  • etnografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!