Materias ferroso e nao ferroso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METAIS
Os metais são materiais inorgânicos, resistentes e deformáveis. Isso justifica sua vasta aplicação e incontáveis utilidades.
Uma característica interessante dos metais é o fato de quepossuem a chamada "nuvem de elétrons" que nada mais são que elétrons livres abundantes, ou seja, elétrons que não estão sujeitos a grandes forças intermoleculares e por isso se deslocam facilmente entreuma eletrosfera e outra. Várias das qualidades dos metais estão diretamente atribuídas a este fato, como exemplo a condutividade dos metais.
Os metais se classificam em metais não-ferrosos e ferrosos.A seguir será definidos e classificados cada um destes.
Entende-se por metal, do ponto de vista tecnológico, um elemento químico que existe como cristal ou agregado de cristais, no estado sólido,caracterizado pelas seguintes propriedades: alta dureza, grande resistência mecânica, elevada plasticidade (grandes deformações sem ruptura), relativamente alta condutibilidade térmica e elétrica.
Ometal mais importante, ainda hoje, é o ferro, seguido pelo cobre, alumínio, chumbo e zinco.
Metais Não-Ferrosos
Consiste em metais que não contenham ferro em suas composições como elementoprincipal, tais como: cobre, bronze, níquel, alumínio e zinco.
Cobre
Cobre é um dos metais mais versáteis. A combinação de propriedades mecânicas, elétricas, térmicas e químicas entre outrasdá ao metal uma extensa gama de aplicações, seja na forma pura, seja em ligas como bronze, latão e outras.
É o metal não ferroso mais utilizado, após o alumínio, por ser excelente condutor deeletricidade e calor. A indústria de cobre primário se organiza em torno de quatro tipos de produtos, originados em etapas distintas dos processos de extração, fundição e refino, os quais estão relacionados aseguir:
Minério de cobre: corresponde ao mineral extraído da mina, cujo conteúdo oscila entre 0,7% e 2,5% de cobre;
Concentrado de cobre: corresponde ao minério de cobre que, através de...
tracking img