Direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP (CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA)

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Disciplina: Direito
“O NOVO DIREITO EMPRESARIAL”
Profª. Sandra Aparecida Ribeiro Ossada
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Állida Meira Soares – RA (4351864252) – Tecnologia em Recursos Humanos
Lidiane Ferreira da Silva – RA (1299907844) – Tecnologia em Recursos HumanosSabrina Rodrigues Ruzene – RA (3815679315) – Tecnologia em Recursos Humanos
Silvana Vanessa de Souza – RA (4343826751) – Tecnologia em Recursos Humanos
Simone Alves da Cruz – RA (3876746038) – Tecnologia em Recursos Humanos

Belo Horizonte/MG
2012


1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, a elaboração de um texto analítico que aborde a seguinte questão: “O novo DireitoEmpresarial - com ênfase na função social e na capacidade contributiva, é coerente e adequado à atualidade?”. Ainda: identifique, junto a empresas, quais as conseqüências geradas em razão da elevada carga tributária exigida no Brasil.
Esta atividade é de suma importância para que o aluno desenvolva a aperfeiçoe seu senso crítico, por meio de leituras, reflexões e pesquisa de campo.

OBJETIVO DO DESAFIOProdução de relatório final referente aos “Aspectos Legais da Empresa o novo direito empresarial”. Trata-se de uma análise a respeito do novo Direito Empresarial.

ETAPA 1 - PASSO 1


1 - O NOVO DIREITO EMPRESARIAL

[1]O novo direito empresarial vem com uma nova roupagem consubstanciada na ferramenta eletrônica proveniente da tecnologia impregnada revolucionou o moderno direitoempresarial, aparelhando-o, diferentemente, de sua concepção antiga, a exemplo do vetusto Código Comercial de 1850. 

Com razão, a sociedade globalizada influenciou em termo de economia, mudando os conceitos, interferindo na razão de ser da atividade empresarial e, principalmente, na consolidação de parcerias e novas estratégias para ganhos em escala de mercado. 
A percepção do novo direito empresarialpassa pela atualização dos conceitos e o alcance de proteção do mercado, sem esquecer a figura do consumidor e o modelo de privatização que privilegiou grupos econômicos, fazendo com que a qualidade do serviço fosse preterida frente à continuidade das relações negociais. 

Em termos gerais, pois, a parte societária, dos títulos de crédito, hoje eletronicamente, marcas e patentes, prazo deduração, direito concorrencial, fundo de empresa, tudo está catalisado no perfil de atendimento ao objetivo público que sedimenta essa nova relação econômica. 

O direito negocial se associa, por interconexão, aos valores do direito econômico, do direito financeiro, da seguridade social, e todos os demais campos, na medida em que a preservação da empresa visa, sobretudo, ao equilíbrio das relações docapital, com o mercado e os próprios empregados. 

A remodelagem via privatização não foi única, permitiu a criação de parcerias público-privadas, decretando-se o término do estado empresário, o qual simplesmente gerencia e hoje regula, por meio das agências, a maioria das empresas que estão no mercado. 

Na minha concepção vejo que o novo Direito Empresarial está estruturado com base naimportância da empresa. Conseqüentemente estão inseridos de forma natural em algumas atividades empresariais tais como: o mercado de capitais, as atividades financeiras e, principalmente os bancos, comerciais, de fomento, e investimentos, tudo encapsula um propósito de atender o escopo público dominante. 

Na verdade o novo direito empresarial vem como uma facilidade para a reformulação da burocraciaque se instalava com antigo código comercial, demorado, dificultoso e longe dos anseios de todos, mas sim, de um código empresarial geral. 

Direito Comercial – De acordo com Coelho (2009, p. 34) o atual direito comercial mostra-se necessário ressaltar os principais aspectos de sua evolução histórica. O surgimento do direito comercial relaciona-se à ascensão da classe burguesa, originando-se...
tracking img