Matematica financeira i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME

ATIVIDADE
PRODUÇÃO TEXTUAL
MATEMATICA FINANCEIRA I

Montes Claros
2009

nome

ATIVIDADE
PRODUÇÃO TEXTUAL


2009

QUESTIONAMENTOS

1) Em que situações, a matemática financeira pode auxiliar o administrador em suas atividades diárias? Dê alguns exemplos:
2) Como podemos definir regime de juros simples?
3) Descreva como era realizada as transaçõesfinanceiras nos primeiros registros históricos?
4) Leia os conceitos apresentados neste site, exemplificando nas operações de juros simples e juros compostos algumas de suas aplicações.

PRODUÇÃO TEXTUAL MATEMÁTICA FINANCEIRA PARTE I

A matemática, não só a financeira, mas por completa estará sempre auxiliando os administradores. Fórmulas essas existentes até hoje, que foramdeixados por matemáticos meros “loucos” estão presentes em todos os lugares, em todos os momentos da vida de qualquer pessoa, vivemos em função dela, na antiguidade estava presente para a contagem dos rebanhos, riquezas, hoje ela nos auxilia no processo administrativo, em casa, no trabalho, e na rua.

A matemática financeira auxilia o administrador na tomada de decisões, em atividadesdiárias que podem ser simples e/ou complexas.

Podemos exemplificar a formação do preço de um produto, como ele é caracterizado, o que foi gasto ao fazê-lo, nisso a contratação de pessoa capacitada para executar o processo de produção e seu salário depende de quanto à empresa está faturando, a venda do produto à vista ou a prazo precisa ser calculada de acordo com as taxas vigentes nomercado em que concorre, pois se fizermos uma venda a longo prazo sem a fórmula correta aplicada no momento do calculo podemos ter prejuízo.

Devemos fazer de acordo a uma taxa que não deixe a empresa no prejuízo, e para vendas com cartão de crédito teríamos algumas taxas pela antecipação do valor da venda, devemos pesar todos os casos para não termos prejuízos e assim evitando afamosa falência, então a matemática financeira nos dá formulas capazes de auxiliar no processo decisório de nossa empresa tanto nas vendas como nos investimentos.

Para entedermos melhor como funciona a formação dos juros, devemos saber o conceito de cada um, O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, ValorPresente ou Valor Aplicado, os juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos. Juros Simples: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
Juros Compostos: o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo noinício de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também. juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto. Por outro lado, quem for capaz de esperar até possuir a quantia suficiente para adquirir seudesejo, e neste ínterim estiver disposta a emprestar esta quantia a alguém, menos paciente, deve ser recompensado por esta abstinência na proporção do tempo e risco, que a operação envolver. O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros. A maioria das operações envolvendo dinheiro utilizajuros compostos. Estão incluídas: compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais como Caderneta de Poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc. Raramente encontramos uso para o regime de juros simples: é o caso das operações de curtíssimo prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.

Podemos...
tracking img