Matematica financeira i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 82 (20414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ROFESSOR: CLÁUDIO CAMPOS

Matemática Financeira - I
Apostila preparada para as Turmas de 2º e 3º Semestres do Curso: Superior de Tecnologia.

Apostila de

2011

Objetivo: Fornecer subsídios para a formação acadêmica do discente na área financeira e, também, contribuir para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e reflexivo. Este é um fator essencial na tomada de decisão,atividade típica da função de administrador ou gestor.
[Professor: Claudio Campos]

[Apostila de Matemática Financeira para os Cursos de Superior em Tecnologia: -Confeccionada para uso em sala de aula e Com trechos de textos extraídos dos livros: Matemática Financeira de Hazzan, S. e Pompeo, JN. Editoria Saraiva 6ª Edição. 2010 – São Paulo e Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada. EdiçãoCompacta – Editora Saraiva, 2006 – São Paulo S). dentre outros: vide bibliografia].

2

MATEMÁTICA FINANCEIRA:

INTRUDUÇÃO
Com uma carga semanal de 1 hora e 30 minutos, perfazendo uma carga horária semestral de 30 horas, esse curso de Matemática Financeira tem os seguintes pontos a serem abordados:

1 – Capitalizações Simples e compostas; 2 – Descontos Simples e compostos; 3 – Rendas Certase Rendas Variáveis; 4 – Equivalência de fluxos de caixa; 5 – Amortização de Empréstimos; 6 - Noções de análise de investimentos e 7 - Correção monetária.

O pressuposto é que o aluno venha com conhecimentos mínimos de matemática; ou seja; que já conheça ou tenha oportunidade de rever as regras básicas que foram ensinadas no ensino fundamental de matemática. Em outras palavras, caso a aluno nãotenha aprendido ou não lembre, é importante o seu desempenho pessoal nesses estudos para que possa estar no mesmo nível dos demais alunos.

Com o objetivo de deixar todos os alunos no mesmo nível de conhecimento para o início do programa de matemática financeira, no final desta apostila há uma revisão dos principais fundamentos que o aluno deve revisar ou relembrar para ter uma maiorfamiliaridade com esta apostila. Os temas são: I) Porcentagem; II) Frações e III) Potencias.

3

1 – Conceitos Fundamentais: Juros Simples e Juros Compostos
1.1 INTRODUÇAÇÃO: ' A Matemática Financeira visa a estudar o valor do dinheiro no tempo, nas aplicações de dinheiro e nos pagamentos de empréstimos. Tal definição é bem geral; o aluno terá oportunidade de verificar, ao longo do curso, que aMatemática Financeira fornece instrumentos para o estudo e a avaliação das formas de aplicação de dinheiro, bem como de pagamento de empréstimos. 1.2 O CAPITAL E O JURO Chamamos de Capital qualquer valor monetário que uma pessoa (física ou jurídica) empresta para outra durante certo tempo. Tendo em vista que o emprestador abstém-se de usar o valor emprestado, e ainda, em função da perda de poderaquisitivo do dinheiro pela inflação e do risco de não-pagamento, surge o conceito de juro, que pode ser definido como o custo do empréstimo (para o tomador) ou a remuneração pelo uso do capital (para o emprestador). Denominamos taxa de juros o valor do juro em uma certa unidade de tempo, expresso como uma porcentagem do capital. Assim, por exemplo, Se um capital de $ 5.000,00 for emprestado por um mês àtaxa de 2% a.m. (2% ao mês), o juro será iguala 2% de $ 5.000, que é $100,00. Lembre-se de que, para achar 2% de 5.000, basta multiplicar 5.000 por 0,02, que é a forma decimal de 2% (2% = 2/100 = 0,02). Se o empréstimo for devolvido em um único pagamento, o tomador pagamento, o tomador pagará, ao final do prazo combinado, a soma do capital com o juro, que é denominada de Montante. Assim, para umempréstimo de $ 5.000,00 por um mês com juro de $100,00, o montante será igual a $ 5.100,00. As operações de aplicação e empréstimos são geralmente realizadas por meio da intermediação de uma instituição financeira, que capta recursos de um lado e os empresta de outro. A captação é feita a uma taxa menor que a de empréstimo, e a diferença é a remuneração da instituição. São várias as opções de...
tracking img