Fiscalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O IVA visa tributar todo o consumo em bens materiais e serviços, abrangendo todas as fases do circuito económico, desde a produção ao retalho, sendoporém a base tributável limitada ao valor acrescentado em cada fase.
O IVA, aplicado de um modo geral e uniforme em todo o circuito económico,corresponde a uma tributação, por taxa idêntica, efectuada de uma só vez, na fase retalhista.
O IVA é um imposto que se classifica no âmbito dos impostosindirectos.
Este trabalho tem o objectivo de desenvolver em como é feita a Contabilização do IVA, e em que termos se faz, de acordo com a legislação em vigor.O IVA caracteriza-se como um imposto sobre o consumo (embora sejam as entidades que têm de entregar o imposto ao Estado, quem o suporta é oconsumidor final); é um imposto plurifásico, uma vez que incide sobre todas as fases do circuito económico independentemente da sua extensão, é um impostoproporcional, pois é proporcional ao preço do produto ao nível do consumidor final. Assenta na compensação nas fronteiras, visto ser tributado no país deconsumo ou destino e é isento na exportação, é um imposto de pagamentos fraccionados (imposto pago nas diversas fases do circuito económico corresponde aoque se cobraria se incidisse de uma só vez na última fase). Não é em geral suportado pela empresa, ou seja, a empresa actua como agente cobrador doimposto.
Deste modo cada operador económico apenas entrega ao Estado uma fracção total do imposto que no fim irá ser suportado pelo consumidor final