Mata ciliar

Páginas: 5 (1161 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
REVEGETAÇÃO

MATAS CILIARES



Jomar de Andrade Lemos
Prof. Eduardo de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental (GAM 127)
04/12/2012



RESUMO


O presente trabalho tem por objetivo contribuir com informações básicas que possam orientar ações de implantação de reflorestamentos mistos em áreas de matas ciliares perturbadas.As matas ciliares degradadas demandam prioridade para as ações de revegetação e/ou enriquecimento. Essas matas têm um papel estratégico na conservação da biodiversidade de flora e fauna e na preservação da qualidade da água. Empresas de geração de energia elétrica e de saneamento, empresas agrícolas, pecuárias e florestais, dentre outros, vêm empreendendo ações ambientais de recuperação de matasciliares para salvaguardar interesses legais e de mercado. Órgãos governamentais de fomento florestal e instituições de pesquisa têm-se associado a essas empresas, no sentido de unir esforços para viabilizar projetos e gerar tecnologia compatível a cada situação.

Palavras-chave: Mata Ciliar. Biodiversidade. Revegetação. Reflorestamentos.


1 INTRODUÇÃO


Em função da grandeimportância da preservação ambiental, e do avanço das leis que disciplinam a ação antrópicas nas florestas de proteção, um alto interesse vem sendo despertado para os programas de revegetação em áreas de matas ciliares, exigindo que os conhecimentos técnico-científicos sejam urgentemente repassados aos usuários desses programas. Assim, o presente assunto foi elaborado com vistas a dar subsídios para osprogramas de reflorestamento misto com espécies nativas, visando à recuperação da estrutura e da função das chamadas matas de proteção ambiental, principalmente as matas ciliares. Em razão da diversidade e complexidade das matas tropicais, é fundamental o uso de conceitos e modelos específicos, os quais são apresentados e discutidos com a finalidade de apoiar iniciativas e ações de revegetação dematas ciliares degradadas.



2 DESENVOLVIMENTO

A mata ciliar é o conjunto de árvores, arbustos e capins que crescem as margens dos rios, lagos, córregos, e nascentes. Ela é considerada a área de preservação permanente é obrigatória por lei. Para Santos (1987) a mata ciliar "possui várias denominações: floresta beira rio, ribeirinha, ripária, ripícula, floresta de galeria e ciliar".O Instituto Ambiental do Paraná (2004) afirma que mais importante que os rios para a sobrevivência dessa vegetação, é a mata ciliar para a conservação dos rios e dos animais. Ela funciona como um obstáculo contra o assoreamento dos rios, ou seja, segura a terra das margens para que ela não caia dentro deles. Essa terra poderia matar as espécies que vivem no fundo dos cursos d' água ou torná-losbarrentos, dificultando a entrada de a luz solar, necessária para alguns organismos que vivem nos rios e que servem de alimento aos peixes. Quando chove, a mata ciliar também impede que uma quantidade muito grande de água caia de uma vez só no rio, e assim evita as enchentes. A água das chuvas também pode trazer diversas substâncias estranhas, como excesso de adubos e outros produtos químicosaplicados nas áreas de cultivo. A vegetação também retém uma parte destas substâncias, evitando a contaminação dos rios que protege.
A mata que se forma às margens dos rios também serve de abrigo aos animais, que possa se reproduzir ali e também se alimentar dessas plantas. Esses animais também podem utilizá-la como um corredor entre florestas distantes entre si, sem precisar cruzarcampos cultivados e, com isso, arriscar a vida. Os peixes também acabam servindo-se das árvores, que fornecem alimento e criam na região do rio um clima no qual são menores as variações de temperatura.
Na revegetação É importante destacar também que a formação de mudas para o plantio exige um cuidado muito especial, para que os propágulos tenham condições adequadas para a continuidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mata ciliar
  • O Que Mata Ciliar
  • mata ciliar
  • Matas ciliares
  • Mata ciliar
  • Mata ciliar
  • mata ciliar
  • mata ciliar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!