Mata atlantica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome Aluno
08º ANO – A – Manhã

Trabalho.: MATA ATLANTICA

Instituição:

SÃO PAULO – MAIO / 2011

SUMÁRIO

1 – LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA REGIÃO. página 02

2 – CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE EM QUE SE
DESENVOLVE A VEGETAÇÃO. página 03

3 – DESCRIÇÃO DOS ASPECTOSFISIONÔMICOS,
ESTRUTURAIS E FLORÍSTICOS DA FLORESTA ATLÂNTICA. página 05

4 – ADAPTAÇÕES VEGETATIVAS E REPRODUTIVAS DAS
PLANTAS DIANTE DA DIVERSIDADE DO AMBIENTE EM
QUE SE DESENVOLVEM página 08

5 – A SITUAÇÃO ATUAL DESSA FORMAÇÃO VEGETAL NO
BRASIL DO PONTO DE VISTA DAPRESERVAÇÃO DE
ESPÉCIES VEGETAIS E ANIMAIS página 12

6 – PREJUÍZOS E BENEFÍCIOS DECORRENTES DA DESTRUIÇÃO
OU PRESERVAÇÃO DESSA FORMAÇÃO VEGETAL NO BRASIL
SOB O PONTO DE VISTA ECOLÓGICO E EVOLUTIVO página 14

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASpágina 16

MATA ATLÂNTICA





LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA REGIÃO



A mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.

O grandedestaque da mata original era o pau-brasil, que deu origem ao nome do nosso país. Alguns exemplares eram tão grossos que três homens não conseguiam abraçar seus troncos. O pau-brasil hoje é quase uma relíquia, existindo apenas alguns exemplares no Sul da Bahia.

Atualmente da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5 % de sua extensão original. Em alguns lugares como no RioGrande do Norte, nem vestígios. Hoje a maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil.

O aparecimento da Serra-do-Mar e da Mantiquiera datam da separação entre o continente Americano e Africano. No pricípio eram altas montanhas esó com os milhões de anos de erosão conseguiram suavisar essas rochas de formação antiga que sustentam o continente sulamericano. Concomitantemente evoluíram as linhagens de plantas que originaram a Mata Atlântica. Nesta época também desenvolveram-se insetos, aves e mamíferos fazendo com que hoje fauna e flora se combinem rica e complexamente.


Área total original: aproximadamente 1,3milhão de km2.

Área total atual: aproximadamente 52.000 Km2.

CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE EM QUE SE DESENVOLVE A VEGETAÇÃO


A Mata Atlântica compreende a região costeira do Brasil. Seu clima é equatorial ao norte e quente temperado sempre úmida ao sul, tem temperaturas médias elevadas durante o ano todo e não apenas no verão. A alta pluviosidade nessa região deve-se à barreira que a serraconstitui para os ventos que sopram do mar. Seu solo é pobre e a topografia é bastante acidentada. No inteiror da mata, devido a densidade da vegetação, a luz é reduzida.

Há uma importante cadeia de montanhas que acompanham a costa oriental brasileira, desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o sul do estado da Bahia. Ao norte as maiores altitudes se encontram mais para o interior do país, mas,nas regiões do norte do estado de Alagoas, todo estado de Pernambuco e da Paraíba, e em pequena parte do Rio Grande do Norte temos altitudes de 500 a 800 metros que estão próximas ao mar. Em São Paulo é conhecida como Serra do Mar e em outros estados tem outros nomes. Sua altitude média fica ao redor dos 900 metros. Em certos trechos é bastante larga, mas em outros é muito estreita. Afasta-se do...
tracking img