Mat aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este trabalho apresenta os resultados de análises fitossociologicas, solo e serapilheira em três parcelas de 10x10m na ilha do Arapujá, localizada as margens do Rio Xingú no município de Altamira - Pará. A área estudada apresenta grande quantidade de indivíduos das familias Fabaceae e Myrtaceae.O solo encontrado na região estudada é classificado como neossolo flúvico, caracterizandoassim, uma baixa quantidade de nutrientes. A serapilheira apresentou-se em uma quantidade relativamente baixa que conseqüentemente influencia nas espécies que se apresentam nesta localidade.
INTRODUÇÃO
O estudo apresentado foi realizado na ilha do Arapujá, situada no município de Altamira, localizada no oeste do Pará. Altamira fica distante 512 km em linha reta, da capital do Estado, Belém, ou 820 Kmpela via rodoviária rota de Tucuruí estado do Pará, Brasil.

Localização da área estudada
Nesta área é notável a dominância da floresta Amazônica, onde a parte da ilha estudada situa-se em terra firme, à margem do rio Xingú, caracterizando assim a morfologia das espécies arbóreas e a fisiologia do solo, que é classificado como Neossolo Flúvico.
Foi observado que na área de estudo teve aocorrência de alterações provocadas pela ação humana, isso é notável pela deposição de lixo, compactação do solo e a presença de espécies pioneiras.
A mata de terra firme tem inúmeras adaptações à pobreza em nutrientes dos seus solos argilosos e podozólicos. As árvores que a compõem são capazes de se abastecer com nitratos através de bactérias fixadoras de nitrogênio, que estão ligadas as suasraízes.
A serapilheira (formada por folhas e outros detritos vegetais que caem ao solo) é reciclada rapidamente pela fauna rica de insetos, especialmente besouros, formigas e cupim.
Os estudos de ciclagem de nutrientes permitem estimar os estoques de nutrientes presentes nos compartimentos dos ecossistemas e as transferências entre eles. Além disso, podem retratar as estratégias das comunidades paraenfrentar as adversidades ambientais (GOLLEY, 1983).
A floresta Amazônica é um ecossistema auto-sustentável. Ou seja, é um sistema que se mantém com seus próprios nutrientes num ciclo permanente.
Este trabalho tem como objetivo apresentar os dados das analises fitossociológicas, do solo e da coleta de serapilheira da Ilha do Arapujá, para maior entendimento da dinâmica da biodiversidade da áreaestudada.
MATERIAIS E MÉTODOS
O estudo foi conduzido na ilha do Arapujá, no município de Altamira, estado do Pará, Brasil, com apresenta de cobertura vegetal do tipo floresta ombrofila aberta, com dorsel descontinua e com sub-bosque pouco definido.
O solo apresenta-se com a classificação de neossolos flúvicos, onde os nutrientes se depositam em sua maioria na superfície.
Foram utilizadastrês parcelas quadradas de 10m de lado de bordadura, onde as mesmas foram escolhidas aleatoriamente. Nas parcelas analisadas, foram feitas a análise fitossociológica da biodiversidade de espécies arbóreas, analise do solo e coleta de serapilheira.
A quantidade de serapilheira e seu conteúdo de nutrientes aportados ao solo refletem na capacidade produtiva e no potencial de recuperação ambiental dasespécies, devido as modificações geradas nas características químicas do solo. A deposição e a subseqüente decomposição das folhas é o principal caminho para a transferência de carbono e nutrientes da planta para o solo. A deposição capacita a retenção de nutrientes, minimizando a lixiviação através do solo, e a decomposição permite o retorno ao solo dos nutrientes absorvidos pela planta (SHUMACHERet al., 2004).

A análise fitossociológica foi realizada de acordo com a amostragem apenas das espécies que apresentavam DAP (Diâmetro a altura do peito) igual ou maior que 5dm, encontradas nas três parcelas. Durantes a coleta, foram listados os seguintes aspectos: o DAP, família botânica e contagem dos indivíduos.
Para encontrar os parâmetros de diversidade e de fitossociologia, foram...
tracking img