Tipos de falacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXEMPLOS DE FALÁCIAS OU SOFISMAS NÃO-FORMAIS



1. Generalização não-qualificada: parte-se de uma premissa geral, geralmente certa (mas com exceções), e, ou procura-se universalizá-la (suporque ela nunca tem exceções) ou aplicá-la a um caso particular, que pode ser uma exceção à regra. Ex: Quem estuda por mais tempo tem mais chances de conseguir um bom emprego, portanto quem não estudacertamente não conseguirá um bom emprego. (Da premissa geral que é verdadeira e relaciona mais estudo e melhor emprego, não posso tirar uma conclusão universal sem exceções).

2. Generalizaçãoapressada: Tirar uma conclusão geral a partir de exemplos insuficientes para tal, é uma indução muito fraca. Ex: Todos os namorados que tive eram infiéis, portanto não se pode esperar fidelidade doshomens, são todos uns cachorros. (A premissa é insuficiente pois não diz respeito sequer a maioria dos homens, mas sim a um grupo muito restrito dos namorados de alguém).

3. Ignorância de causa:Atribuir erroneamente uma causa a um efeito, ou porque as “coisas” em consideração meramente se seguem no tempo (considera-se o que veio antes como causa do que veio depois) ou porque elas realmente têmalguma relação, mas inverte-se a causa e o efeito, tomando um pelo outro. Exs: Alessandro leu muito e ficou com dor de cabeça, portanto ler demais faz mal à cabeça. (Do fato de uma coisa se seguir aoutra não posso dizer que uma é a causa da outra).
Desde a década passada generalizou-se a prática de educação da sexualidade nas escolas e, em relação ao início do século mais do que dobrou os casosde jovens infectados por DSTs, portanto deveríamos acabar com esse tipo de educação para diminuir esse número tão alarmante. (As duas coisas – educação da sexualidade e infecção por DST – possuemuma relação de causa e efeito por isso ocorreram juntas, mas o argumento inverte esta relação afirmando que a causa é o efeito e o efeito é a causa).
4. Premissas contraditórias: se as premissas se...
tracking img