Mastite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A contagem de células somáticas (CCS) no leite é o indicador mais usado em programas de controle e prevenção da mastite em todo o mundo. Vários fatores podem influenciar a variação da CCS, sendocitados a ordem de parto, período de lactação, mês e estação do ano (Schepers et al., 1997; Laevens et al., 1997; Souza et al., 2005b; Cunha et al., 2008). No entanto, a ocorrência de infecçãointramamária é o principal fator responsável pela variação da CCS (Harmon, 1994). Dohoo e Leslie (1991) avaliaram a CCS de vacas em intervalos de 28 dias e observaram que o limite de 200.000 células/ml foi o maisindicado para estimar uma nova infecção intramamária.
Estudos epidemiológicos prévios sobre fatores de risco identificaram características relacionadas ao animal, ao ambiente, aos procedimentos demanejo e ao equipamento de ordenha, associadas à mastite bovina e à variação da CCS (Peeler et al., 2000; Ott e Novak, 2001; Berry e Hillerton, 2002; Souza et al., 2005a). Em programas de controle eprevenção de mastite, deve-se levar em consideração não apenas os fatores de risco relacionados às características de animal, de ambiente, de manejo e de equipamento de ordenha, mas também o suportelaboratorial, conforme descrito pelo NMC (Recommended..., 2001). A importância do diagnóstico microbiológico é discutida por Sol et al. (1997), Brito et al. (1999) e Osteras et al. (1999), pois fornece opadrão de infecção do rebanho, o que auxiliaria no controle e na erradicação de determinados patógenos.

CONCLUSÕES
Os principais fatores de risco para ocorrência de mastite subclínica em vacasleiteiras foram as características dos animais, o manejo inadequado, a inexistência de treinamento dos ordenadores, a não utilização de serviços laboratoriais para identificação dos patógenos e o uso deequipamentos de ordenha sem manutenção periódica. Apesar de a metodologia não identificar todos os fatores associados à mastite subclínica, os fatores de risco identificados podem ser priorizados...
tracking img