Mastite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MASTITE
Deixar de preparar o peito para o momento da amamentação pode levar à mastite, uma doença inflamatória bastante incômoda que, se não for tratada a tempo, só é curada com cirurgia.
Osprimeiros machucados no mamilo ou na aréola do peito (região mais escura em volta do bico) são a porta de entrada de bactérias, fungos e outros microorganismos que desencadeiam a doença. Entre osprincipais fatores que aceleram o problema está o inchaço da mama depois da descida do leite.
Até o segundo ou terceiro dias do pós-parto, a mãe ainda não tem leite, mas sim o colostro. Só depois, o leitedesce. Se a mãe oferecer o peito muito cheio ao filho, ele terá dificuldades de sugar direito e desencadeará a formação dos machucados.
A mãe, ao sentir o peito inchado, vermelho e machucado, deveprocurar imediatamente o médico. Alguns sintomas de mastite são parecidos com os de câncer de mama. O especialista é o único capaz de diferenciar uma doença da outra.

Dicas para evitar a mastitePré-natal
* Usar sutiã. Muitas mulheres, antes de a criança nascer, produzem o colostro. O sutiã evita que o líquido se acumule sob o peito e deixe a região mais úmida e suscetível a infecções. *Tomar sol diretamente no peito todos os dias, se possível. O melhor horário é antes das 10h ou depois das 16h. Essa exposição deixa a pele do peito mais resistente. * Durante o banho, esfregar abucha vegetal no mamilo (bico) e na aréola (região escurecida ao redor do bico). Também para dar resistência à mama. |
Pós-parto
* A primeira mamada da criança no peito da mãe é fundamental. Obebê deve abocanhar o bico e toda a aréola do peito - ou, ao menos, grande parte. Se ele pegar só no bico do peito, não fica com a barriga cheia e o peito em pouco tempo começa doer, rachar e sangrar.* A posição ideal de amamentação é deixar a barriga da criança perto da barriga da mãe. Não é bom que a mãe fique nervosa. O melhor é ficar relaxada, tranqüila, pois o estresse bloqueia a...
tracking img