Massagem infanil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A massagem é um excelente meio para potenciar a ligação entre o ser humano.
É fundamental promover o “toque” e a comunicação nas diferentes comunidades, para que as pessoas sejam mais tolerantes e compreensivas.
Desde bebé é importante sentir o “toque” para que cresça de forma equilibrada, o seu equilíbrio emocional e físico irá repercutir-se na idade adulta.
A massagem permiteaumentar o vínculo entre os pais e o bebé, numa fase de confiança, segurança e aceitação emocional. Através da massagem, também se colhem bons resultados na saúde infantil.
Existem duas pioneiras em Portugal, Anne Burgi e Maria João Alvito, que fizeram formação em massagem do bebé, na cidade de Londres, e deram início a uma nova era no desenvolvimento pais/bebés no nosso país.
De acordo com osestudos e investigações decorridos até aos dias de hoje, a massagem do bebé tem enumeras vantagens.

OBJECTIVOS

Pretende-se que o estimado leitor fique elucidado e informado da importância da massagem de relaxamento e da massagem Tui na, na idade tenra do ser humano. Dar a conhecer os benefícios e a resolução de determinados transtornos físicos e psicológicos que a massagem proporciona àscrianças e aos bebés.

SUMÁRIO

Introdução 5
Objectivos 5
Sumário 6
Capítulo I
Origem da massagem 7
A massagem infantil 7
A importância da pele e do tacto no ser humano 8
Benefícios da massagem 8
Testemunhos sobre a acção das massagens nos bebés 9
Quando massajar o bebé 9
Começar a massagem 9
Técnica de massagem 9
Criação de laços entre pais e filhos 10
Capítulo II
Massagem Tui NaPotencial da criança
Reforce o Qi do seu filho
Os inimigos externos
O Neibaguá
Os cinco elementos

Capitulo I

Origem da massagem
A massagem para bebés é uma prática cada vez mais conhecida e difundida no nosso país. Esta arte nasceu no Oriente, onde é transmitida de geração em geração, sendo considerada uma das partes integrantes do conhecimento, que todas as mães devem ter, para cuidaremdos seus filhos. Em muitos países, estas massagens há muito que fazem parte dos cuidados a prestar ao recém-nascido, de tal forma que chegam a ser praticadas em maternidades de países como os Estados Unidos ou Austrália.
Também é um conhecimento milenar que o toque é essencial para o desenvolvimento integral do ser humano.

A massagem infantil
A massagem é um momento único de partilha, (éuma dádiva especial), que promove o conhecimento de pais e filhos e gera momentos de felicidade /bem-estar no seu crescimento e desenvolvimento. A massagem infantil é uma ferramenta que permite aos pais remodelar a interpretação que o bebé faz do mundo, para libertar a sua dor e medos, abrindo-se a um estado de maior alegria. E´ através de um é através de um contacto com pele, que pais e filhos seencontram com exclusividade, dando assim mais qualidade às suas relações e transmitindo, uns aos outros, confiança e segurança, para chegar a um entendimento muito mais profundo, que os acompanhará durante toda a vida. A massagem é especialmente benéfica para os bebés prematuros.
Nutrir uma criança
Sim
Mas não só com leite
É preciso pegar-lhe ao colo
É preciso acariciá-la
Embalá-la
Emassajá-la
É necessário conversar com a sua pele,
Falar com as suas costas
Que têm sede e fome,
Como a sua barriga
“Shantalla” – Leboyer,F.

A importância da pele e do tacto no ser humano
O primeiro sistema sensorial a mielinizar-se, torna-se funcional, mais ou menos pelas sete semanas de gestação (região perioral sensível a estímulos, primeiros sinais do
Reflexo de procura (boca, mamilo). Ofeto responde ao tocar antes de olhar/ouvir.
A necessidade de estimulação dérmica periférica existe ao longo de toda a vida (nós podemos viver sem ver, ouvir, falar, mas não podemos viver sem estimulação táctil). Mas é durante os três primeiros anos de vida que o ser humano necessita de uma forma crucial de estimulação sensorial para o seu desenvolvimento.
O processo de massagem infantil é...
tracking img