Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Citologia




Trabalho entregue a disciplina
de Biologia, sob a orientação da
Profª Aline, para obtenção de
nota da IVª Unidade.











Salvador, Bahia
18 de novembro 2011

Colégio Estadual Alberto Santos Dumont
Alunas: Crislane Nascimento dos Santos
Flávia Silva Santos Estevão
Série: 1º ano
Turma: M1
Turno: MatutinoIntrodução

A citologia é uma ciência que foi descoberta por acaso, pelo inglês Robert Hooke, graças a grande invenção do microscópio que ajudou a vários cientistas a entender as células e as substancias que á compõe como os sais minerais, os glicídios e etc.







































●Citologia

A maioria das células pode ser vista com o auxilio do microscópio. Assim, a citologia, ciência que estuda a célula, só se constituiu após o advento do microscópio. O inglês Robert Hooke, em 1667, observando fatias de cortiça ao microscópio, constatou a existência de pequenos compartimentos, aos quais deu o nome de célula. Na verdade, esses compartimentos eram apenas a paredecelulósica que permaneceu intacta após a morte da célula. Graças a suas observações, Hooke é considerado o descobridor da célula. Mais tarde, em 1838, Mathias Schleiden e Theodor Schwann, após vários estudos e observações em microscópio, formularam a teoria celular, segundo a qual todos os seres vivos são formados por uma unidade morfofisiológica denominada célula. Atualmente o vírus é a única exceção aessa teoria, pois é acelulado, embora necessite de células para sua reprodução.


● Citoplasma

O citoplasma é constituído por um material mais ou menos viscoso , chamado hialoplasma que preeche o citossomo (espaço interno da célula compreendido entre a membrana plamática e a carioteca ou cariomembrana) . Nele estão mergulhadas estruturas consideradas vivas, os orgânulos do citoplasma ouorganelas citoplasmáticas, com funções específicas e que desempenham papéis importantes na vida da célula. Citoesqueleto são fibras de proteínas finíssimas no hialoplasma, dando forma antômica a célula.























● Organelas e suas funções

Centrossomo: Participa da orientação dos cromossomos para os pólos da célula durante o processo mitótico, é encontrado somenteem células animais, durante a intérfase torna-se reduzido apenas ao centríolos.

Centríolos: Dão origem a cílios e flagelos (menos os das bactérias), estando também relacionados com a reprodução celular - formando o fuso acromático que é observado durante a divisão celular.

Mitocôndria: é fundamental importância no processo de respiração celular e no fornecimento de energia a partir daquebra da glicose.

Ribossomo: síntese protéica.

Retículo Endoplasmático: O retículo endoplasmático rugoso (RER) participa principalmente da síntese de esteróides e de outros lipídios, aos quais são destinados à exportação ou ao uso intracelular por organelas, como por exemplo, pelos lisossomos.

Aparelho de Golgi: completar as modificações pós-tradução, empacotar e colocar um endereço nasmoléculas sintetizadas pela célula, fazer hidrólise de lipídios, terminar o processo de glicosilação, de fosforilação e de sulfatação e separar proteínas.

Lissosomos: digestão intracitoplasmática, renovação das organelas celulares, e metabolização de diversas moléculas. As substâncias do meio extracelular entram na célula através dos fagossomos.

Peroxissomos: oxidar substâncias orgânicas, prozudirperóxido de hidrogênio, participa da b-oxidação, exporta acetil-CoA para o citossol, participa da síntese de ácidos biliares e de colesterol.

Cloroplastos: Realização do processo de fotossíntese.

Microtúbulos: oferecer rigidez na forma das células, manter os prolongamentos celulares, dar simetria à célula, servir de suporte para as células na locomoção, servir como base morfológica para...
tracking img