Banco de dados-bdgeografico

1147 palavras 5 páginas
Pós-graduação - Administração de Banco de Dados

COMPARAÇÃO ENTRE OS SGBDS
ORACLE SPATIAL E POSTGIS

Rio de Janeiro
2012
Banco de Dados Geográficos

A área de bancos de dados geográficos (BDG) e o desenvolvimento de tecnologia de sistemas de informação geográfica (GIS) estarão passando por mudanças substanciais nos próximos anos, induzidas por uma nova geração de SGBDs objeto-relacionais, como o ORACLE e POSTGRESQL, que permitem incorporar tipos de dados espaciais. Deste modo, abre-se a perspectiva da construção de GIS onde tanto os atributos como as geometrias de dados espaciais sejam gerenciados pelo SGBD. Esta integração tem o potencial de mudar completamente o desenvolvimento de tecnologia de GIS, permitindo a transição dos atuais sistemas monolíticos (que contém centenas de funções) para uma nova geração de aplicativos geográficos ("spatial information appliances"), sistemas dedicados para necessidades específicas (Egenhofer 1999). Deste modo, um desafio importante para a comunidade de BDG é encontrar maneiras de utilizar a nova geração de SGBD com tipos de dados espaciais.
Uma das respostas possíveis para este desafio é o estabelecimento de uma rede de desenvolvimento cooperativo, baseado em tecnologia "open source". De forma similar às soluções ligadas à tecnologia Linux, a disponibilidade de software livre para GIS permitiria a pesquisadores e provedores de soluções o acesso a um conjunto mais amplo de ferramentas do que é atualmente oferecido por companhias comerciais. Com esta motivação, os autores estão desenvolvendo a TerraLib (Câmara, Vinhas et al. 2001), uma biblioteca de software livre base para uma nova geração de aplicativos geográficos.
Um dos desafios importantes no desenvolvimento de uma biblioteca como a TerraLib é compatibilizar as capacidades oferecidas pelos diferentes SGBD objeto-relacionais numa única interface de programação de aplicações. Para isto, torna-se necessário descrever as operações de consulta e

Relacionados