Banco de dados-bdgeografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pós-graduação - Administração de Banco de Dados


COMPARAÇÃO ENTRE OS SGBDS
ORACLE SPATIAL E POSTGIS






Rio de Janeiro
2012
Banco de Dados Geográficos

A área de bancos de dados geográficos (BDG) e o desenvolvimento de tecnologia de sistemas de informação geográfica (GIS) estarão passando por mudanças substanciais nos próximos anos, induzidas por uma nova geração de SGBDsobjeto-relacionais, como o ORACLE e POSTGRESQL, que permitem incorporar tipos de dados espaciais. Deste modo, abre-se a perspectiva da construção de GIS onde tanto os atributos como as geometrias de dados espaciais sejam gerenciados pelo SGBD. Esta integração tem o potencial de mudar completamente o desenvolvimento de tecnologia de GIS, permitindo a transição dos atuais sistemas monolíticos (que contémcentenas de funções) para uma nova geração de aplicativos geográficos ("spatial information appliances"), sistemas dedicados para necessidades específicas (Egenhofer 1999). Deste modo, um desafio importante para a comunidade de BDG é encontrar maneiras de utilizar a nova geração de SGBD com tipos de dados espaciais.
Uma das respostas possíveis para este desafio é o estabelecimento de uma rede dedesenvolvimento cooperativo, baseado em tecnologia "open source". De forma similar às soluções ligadas à tecnologia Linux, a disponibilidade de software livre para GIS permitiria a pesquisadores e provedores de soluções o acesso a um conjunto mais amplo de ferramentas do que é atualmente oferecido por companhias comerciais. Com esta motivação, os autores estão desenvolvendo a TerraLib (Câmara,Vinhas et al. 2001), uma biblioteca de software livre base para uma nova geração de aplicativos geográficos.
Um dos desafios importantes no desenvolvimento de uma biblioteca como a TerraLib é compatibilizar as capacidades oferecidas pelos diferentes SGBD objeto-relacionais numa única interface de programação de aplicações. Para isto, torna-se necessário descrever as operações de consulta earmazenamento de dados espaciais de forma genérica, e realizar o mapeamento para as características específicas de cada SGBD. Neste contexto, descrevemos uma arquitetura de software para construção de bancos de dados geográficos que utilizam SGBD objeto-relacionais, mantendo uma mesma interface de programação.
No contexto do Geoprocessamento, a criação e desenvolvimentos dos chamados Banco de DadosGeográficos (BDG) tem sido cada vez mais explorada, em vista de sua ampla potencialidade de aplicação.

Em certo sentido, todo local, físico ou virtual onde são armazenados dados pode ser considerado um banco de dados. O próprio site que você acessa pode ser considerado, sob este ângulo, um banco de dados.
Já nos casos onde dados são armazenados (em meio digital) na forma de tabelas relacionáveisentre si através de campos chaves, temos o que é chamado de banco ou base de dados relacional. Este tipo de banco de dados convencional é hoje utilizado pelos mais diversos ramos de atividade.
Para gerencia de banco de dados convencionais faz-se uso de softwares chamados Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). São exemplos de programas desse tipo: PostgreSQL, MySQL, Access e Oracle.


2Diferenciais dos BDG

Os Bancos de Dados Geográficos, também são chamados de Banco de Dados Espaciais (BDE). Sua estrutura de funcionamento é semelhante ao descrito acima, com a grande diferença de suportar feições geométricas em suas tabelas.
Os BDE oferecem a possibilidade de análise e consultas espaciais. Em outras palavras esse tipo de banco possibilita a realização de cálculos como áreas,distâncias e centróides, além de realizar a geração de buffers (zona de influência) e outras operações entre as geometrias.
Os SGBD convencionais não suportam a implementação de BDG de forma nativa. Por isso, diversas empresas desenvolvedoras desses programas criaram extensões espaciais que possibilitam trabalhar com esse tipo de informação espacial. Um exemplo do uso dessas extensões é o...
tracking img