Massa e medidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEDIDAS DE MASSA – BALANÇA ANALÍTICA


INTRODUÇÃO: Embora, na prática, o que se determina seja a massa, a razão delas é igual a razão dos pesos, quando se usa balança. Por isso écostume empregar o tempo "peso" em vez de "massa" e falar da operação como sendo uma "pesagem".As massas conhecidas, com as quais se compara a do objeto a ser pesado, são chamadas depesos padrão.
OBSERVAÇÃO: As amostras não devem ser colocadas diretamente sobre o prato da balança. Pode ser usado vidro de relógio, mas deve ser pesado antes da amostra.
BALANÇA SEMI-ANALÍTICA:Essa balança oferece maior precisão que a técnica (2 casas decimais), pois trabalha com três casas decimais (Figura 1). Neste caso, as duas primeiras são precisas, mas a terceira éduvidosa.
[pic]
Figura 1 - Balanças analíticas
Estas balanças têm um sistema de auto calibração, no qual um peso padrão aferido e específico, possibilita calibrar a balança em menos de 2minutos.


CUIDADOS ESPECIAIS COM AS BALANÇAS:

a)Nunca tocar com as mãos os objetos a serem pesados. Estes objetos devem ser manipulados com uma pinça ou com um pedaço de papellimpo.
b)Todo objeto deve ser pesado à temperatura ambiente, para evitar erros devidos à formação de correntes de convicção.
c)Nunca colocar reagentes diretamente sobre os pratos dabalança, mas pesá-los em recipientes adequados, tais como pesa-filtro, béquer pequeno, vidro de relógio ou até mesmo papel apropriado para pesagem (papel acetinado). Sempre que algumasubstância cair acidentalmente sobre o prato da balança, este deve ser imediatamente limpo com um pincel.
d)Manter sempre fechadas as laterais da câmara de pesagemenquanto se faz a leitura do peso, pois qualquer corrente externa de ar pode causar erro na leitura.
MEDIDAS DE VOLUMES

INTRODUÇÃO: Em laboratório, as medidas de volume aproximadas...
tracking img