Textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto 1

Leia o texto abaixo e responda às duas questões propostas

Cristianismo: a religião do homem

§ 1 O cristianismo não é uma religião cultural, porque não depende de uma cultura determinada. Uma religião cultural é a religião que pertence especificamente a um círculo cultural, como observamos no bramanismo; o cristianismo não é uma religião dessa espécie, porque é universal. Seusfundamentos, como passaremos a demonstrar, não pertencem à esquemática de um ciclo determinado da cultura humana, mas sim à esquemática do homem enquanto homem, por isso não pode enquanto tal tender apenas para a esquemática daquela cultura determinada, mas sim da própria natureza do ser humano. É uma religião natural do ser humano, enquanto consideramos a sua natureza, não apenas a sua partecorpórea, mas também a sua parte psíquica e espiritual. Não é uma religião racial porque não depende de qualquer raça, seria um erro julgar apenas que fosse uma manifestação, um estágio posterior do mosaísmo e que se constituísse propriamente numa religião hebréia ou judaica, absolutamente não. Formou-se e surgiu numa determinada área racial e cultural, mas isso não quer dizer que não pertença à partemais genérica do homem enquanto homem. Não é também uma religião de casta, porque as castas podem formar as suas religiões e as tem formado, mas o cristianismo nunca foi religião de castas, nem de estamento, nem de classe, porque não depende de nenhum deles para ser. Ele não se formou, não se desenvolveu dentro de uma classe para depois avassalar as classes ou subordinadas ou subordinantes, e nãosurgiu como uma religião de classes, mas como uma religião do homem, por isso é a religião do homem concreto, do homem tomado em sua totalidade, do homem corpo e espírito, do homem soma e sema, do homem que é corpo e alma por isso independe inclusive do tempo. Poderia surgir em qualquer instante de tempo, não está determinado às condições históricas em que surgiu, poderia ter surgido antes, comopoderia ter surgido depois, as suas possibilidades não dependem das condições históricas.

FERREIRA, Mário dos Santos. Cristianismo: a religião do homem. Bauru: EDUSC, 2003. p. 67 e 68.



1- Como Mário Ferreira dos Santos justifica sua perspectiva de que o cristianismo não é uma religião cultural?
2- De acordo com essa perspectiva o cristianismo é uma religião temporal ou supratemporal?Texto 2

Bacharelado em Direito
Professor: Guilherme Cantieri Bordonal
Leia as intruções:
• Leia o texto abaixo e responda às três questões propostas no final do texto
Psicose lingüística
Olavo de Carvalho
Diário do Comércio (editorial), 5 de setembro de 2008
O mesmo sintoma que revelaria a doença ao médico tarimbado pode torná-la invisível aos olhos do paciente, que por issomesmo não consegue descrever com clareza o que sente e acaba colocando o médico na pista errada. Fenômeno idêntico acontece na sociedade humana, quando a deterioração da linguagem, que manifesta uma perda geral de consciência, torna essa perda tanto mais grave quanto mais vão desaparecendo os meios lingüísticos aptos a diagnosticá-la e corrigi-la. A mera degradação intelectual evolui assimrapidamente para um estado de psicose social, onde aquilo que se diz vai se afastando cada vez mais daquilo que se conhece na experiência, até que se chega àquele estado de ruptura completa no qual os fatos reais, encobertos sob construções imaginárias hipnóticas, se tornam definitivamente imperceptíveis.
Tomemos um exemplo banal, mas revelador pela sua tipicidade mesma. Leiam este parágrafo do jovem“teórico gay” Deco Ribeiro, tido nos meios homossexuais como uma espécie de líder intelectual:
“Pedofilia é um desejo e não existe polícia de pensamento ainda. O crime ocorre quando o indivíduo sai do pensamento e parte para a prática. ‘Crime de pedofilia’ é coisa de jornalista. Mau jornalista. Ou jornalista f. da p.” (http://www.e-jovem.com/tema25.html#adolescentes).
Com toda a evidência, a...
tracking img