Mass media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 3
O que são os mass media? 4
Evolução dos meios de comunicação 5
O poder dos media na formação da opinião pública 7
Conclusão 9
Web grafia 10

Introdução

Os mass media têm alguns meios de comunicação de massas nas sociedades como por exemplo a televisão, a rádio, jornais ou revistas, o cinema entre outros. Se o telefone, e mais tarde o telemóvel, trouxeram apossibilidade das pessoas se comunicarem entre si, com grande facilidade, a rádio, a televisão e a Internet, vieram permitir a difusão ou comunicação de informações a um número muito grande de pessoas em simultâneo.
A função dos mass media é entreter as pessoas, mas também educar e informar sobre as coisas que se passam. Têm uma grande importância na sociedade, as coisas que se ouvem ou se leempodem mudar a opinião de uma pessoa ou mais. Também nos podem fornecer notícias importantes que acontecem em tempo real (em direto).


O que são os mass media?

Os mass media são sistemas organizados de produção, difusão e receção de informação. Estes sistemas são geridos por empresas especializadas na comunicação de massas.
. A função dos mass media é informar, a comunicação tem também comofunção alertar os cidadãos de perigos e ameaças, divulgam certos riscos de alguns produtos. São um condutor imprescindível na promoção de novos produtos lançados no mercado. Os principais meios de comunicação de massas são a televisão, a rádio, a imprensa e ainda o cinema e temos ainda a Internet como self media.
A televisão uma vez que possui imagens é o meio mais atrativo, já que prendem aatenção dos telespectadores. A rádio sendo um meio mais auditivo, é mais utilizado quando se realiza outras atividades e em locais que não tem acesso à televisão. A rádio torna sempre os ambientes mais agradáveis, uma vez que abafa certos sons desagradáveis e as pessoas realizam os seus trabalhos de uma forma mais distraída, mais agradável. A imprensa é dos mass media menos atrativos uma vez quepossui poucas imagens e muito texto. Os leitores acabaram por ler as notícias se a imagem ou títulos os chamam a atenção. A internet tem se tronado o meio de comunicação e informação preferidos, uma vez que com esta, os utilizadores não necessitam de sair de casa para estarem sempre informados, tem a possibilidade de ver televisão, de ler os jornais. O telemóvel é um meio que começa a serconsiderado mass media uma vez que os mais recentes já possuem televisão e internet. A rapidez é uma característica muito importante pois o objetivo deste tipo de comunicação é atingir o maior número de indivíduos no menor espaço de tempo, principalmente quando se trata de um acontecimento de importância social relevante. Esse acontecimento é relevante e "absorvido" imediatamente, desatualizando-se nomomento seguinte. Um facto ou acontecimento é tanto mais informativo quanto mais inesperado e surpreendente for.
A rapidez também é essencial pelo facto de quem chega e notícia primeiro ganha as quotas de audiência, aumenta a sua credibilidade, afirmação e prestígio e consequentemente aumenta os lucros inerentes. Mas o demasiado interesse pelo aspeto económico pode levar à existência de corrupçãonos mass media que se reflete na parcialidade da informação que circula (não expondo demasiado os detentores do poder) e na modificação dos factos noticiados. As características dos media foram ditadas, ao longo dos tempos, pelo contexto social, processo de comunicação e pelo público (audiência).

Evolução dos meios de comunicação

A comunicação que no início se fazia só através de gestos e sonsmuito pouco percetíveis e em que a educação era baseada na transmissão hierárquica desses mesmos conhecimentos, pouco mais havia para aprofundar os conhecimentos a não ser com a vivência interpessoal. Com o passar dos tempos o Homem foi aprofundando os seus saberes e começou a utilizar a escrita para se exprimir, primeiro através de formas muito elementares (pinturas nas paredes e símbolos)...
tracking img