Os media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição dos media e “mass media”

A palavra media é hoje frequentemente empregue em circunstâncias diversas, o que deixa de haver preocupação para o conhecimento do seu significado exacto.

Media, Mass Media – Meios de difusão de comunicação de massa, são termos que frequentemente são utilizados como sinónimos, mas convém distinguir o seu verdadeiro significado. Mass Mediaenvolve a ideia de intermediário de tipo tecnológico. Poderíamos dizer que o media são sempre aparelhos, objectos técnicos, objectos construídos. São sempre artificiais, fazendo parte da nossa civilização tecnológica.

Marshall Macluhan, considerava os Media como extensões dos órgãos sensoriais do Homem, e, por isso, a mensagem identifica-se com o meio (media), pelo que a mesma mensagem poderáinfluenciar diferentemente sobre as massas ou sobre o Homem, de acordo com as características do meio usado. Por exemplo, uma mensagem enviada por uma carta, ou uma enviada pelo telemóvel.
Cada meio de comunicação proporciona linguagens diferentes. Marshall Macluhan, distingue três fases de desenvolvimento dos media que corresponde a um tipo de sociedade:

- A sociedade Primitiva eTribal : onde predominam os media orais e gestuais, desconhecendo esta escrita socialmente.

- A sociedade da galáxia de Guttenberg (século XV até aos século XX), onde predomina a mecanização da escrita, graças á Imprensa.

- A sociedade da galáxia de Marconi caracterizada pelos audiovisuais.

A CLASSIFICAÇÃO DOS MASS MEDIA

O termo media (meio) hoje encontra-se ligado àtecnologia (ás máquinas). Os media são máquinas de comunicar entre os homens, quando associamos media à palavra inglesa Mass (massa) – “Mass Media”, ou seja os meios de comunicação de massa, são abrangidos um número considerável de indivíduos, tais como a rádio, a televisão, o cinema, a imprensa.

Os Mass Media são meios de comunicação e difusão – milhões de pessoas partilham umainformação única e dependem da mecanização e electrónica.

Assim os meios interpessoais embora artificiais como o telefone, a fotografia, slides, não são abrangidos na expressão Mass Media.

Podemos fazer a distinção, entre os media tradicionais e são eles: a televisão; o cinema; a rádio e a imprensa e o media contemporâneo ou da actualidade que é a Internet.

Mais restritos, ou aindivíduos em separado. Assim podemos concluir que hoje os Mass Media, já não se dirigem exclusivamente a grandes massas, mas também a pequenos campos, correspondendo a modificações sociais.

Assim podemos definir os Mass Media não só como meio de comunicação de massas, mas como meio de difusão maciça.

A evolução tecnológica é acompanhada de novos comportamentos sociais – porexemplo – a prática dos media em pequenos grupos sociais – musicais, de cinema, TV a cabo vista em família ou individualmente, vídeos, entre outros.




MENSAGEM E MEDIA

A antiga distinção entre media e mass media tende a desaparecer, pois todos os media poderão alternadamente ser ou não mass media. Isto é, a difusão em massa, continua, no sentido tradicional, mas há também uma difusãodiversificada como já referimos – TV cabo, vídeos, entre outros.

A mensagem é o meio como afirma Mcluhan, isto é, qualquer transformação nos media, é muito mais importante do que o conteúdo da mensagem. Assim a evolução tecnológica provoca uma mutação cultural. Por exemplo, uma história da arte e o Cd-rom artístico; um livro de paisagens, fotografia e a TV cabo Travel, Discovering, etc.Macluhan diz que estamos a passar de uma galáxia para outra cujo poder é enorme sobretudo da televisão.

O autor classifica os media em quentes e frios. Media quentes (hot) são aqueles que fornecem mensagens, cuja leitura não exige grande esforço por parte do receptor. A mensagem é facilmente compreendida – Exemplos rádio, cinema (excepto banda desenhada), aparelhagem de...
tracking img