Marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que você entende por mais-valia?

Mais-valia é a relação entre o salário pago a um operário e o valor produzido pelo seu trabalho. Sendo a base do capitalismo.

2. O que Marx entende poralienação?

Para Marx a alienação é a divisão do processo de produção de certo produto, fazendo o operário perder a noção da produção como um todo, às vezes até mesmo não sabendo o que se fabrica. Otrabalhador se torna alienado a partir do momento em que ele apenas aperta certo parafuso, ou monta certa peça.

3. Leia o texto e responda às questões.

“A história de todas as sociedadesexistentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, têm permanecidoem constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou peladestruição das duas classes em luta.”

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. In: Cartas
filosóficas e outros escritores. São Paulo: Grijalbo, 1977. P.84.

a) Que classessociais Marx identifica ao longo da história?

Marx divide em duas classes sociais: proletários – detém a força de trabalho e capitalista – detém o meio de trabalho.

b) Como são as relações entre elas?De uma relação de exploração, o capitalista – expõem os meios de trabalho para que o proletário possa exercer suas habilidades como trabalhador. Essa relação é uma troca de salário por trabalho.Desta relação, com interesses diferentes, surgem os conflitos entre classes.

c) Como se dão, segundo Marx, as transformações em uma sociedade?

Através das revoluções, sendo o personagemprincipal, o proletário.

4. Compare a afirmação a seguir com a dos evolucionistas, que consideravam, como sinal de desenvolvimento, a passagem da manufatura para a indústria.

“A indústria moderna...
tracking img