Marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto: “O QUE OS HISTORIADORES DEVEM A KARL MARX?” - Rrick Hobsbawn

Marxismo, história e os impactos de Marx sobre a historiografia atual.

Houve durante o século XIX grandeinfluência da corrente Positivista na Europa. Assim, a Historia factual, estudada por Ranke, foi a mais difundida no século XIX, o que contribuiu pouco para o estudo da história em geral. A maneira de estudar opassado da sociedade humana, de cunho positivista, era improdutiva, apesar de a corrente positivista ter contribuído na introdução de novos conceitos, métodos e modelos de investigação das ciênciasnaturais e sociais. Portanto, com o tempo tornou-se necessário encontrar maneiras mais eficazes de analisar e estudar o passado. Este texto aborda a influência do marxismo na busca pelo passado.
Apartir da metade do século XIX ocorreu o declínio da história política e simultaneamente a ascensão da história econômica ou sociológica. A influencia marxista influenciou nessa transformação e nomovimento antirakeano. Marx influenciou de uma maneira alternativa e produtiva a busca pelo estudo do passado humano, modernizando a historiografia. Porém, é difícil ver qual foi a contribuição exata deMarx, pois existem as ideologias decorrentes do marxismo que são: o marxismo de analise histórica e o marxismo vulgar. A escolha efetiva de elementos de Marx (marxismo vulgar) também representava umaescolha histórica, na medida em que os autores utilizavam os pensamentos que mais desejavam para sustentar seus ideais, ou o tema em pauta utilizados pelos mesmos era um tema de interesse muito grandeno dado contexto.
O grande impacto que as idéias especificas de Marx tiveram na história e nas ciências sociais é em geral o da teoria da base e superestrutura. Além disso, a influencia marxista maiseficaz que ganhou peso no século XX é a tendência geral de se transformar a história em uma das ciências sociais, advinda da critica do marxismo ao positivismo. De todas as teorias funcionais...
tracking img