Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Comente o método em Marx.
Infraestrutura é a base material da sociedade, o mundo concreto onde encontramos as relações sociais, de produção. Dá base para a superestrutura que éo mundo abstrato da sociedade, o mundo das ideias, onde podemos encontrar as religiões, educação, etc.
O método consiste em sair do abstrato para o concreto por meio do pensamento.É necessário que a sociedade esteja sempre presente.
2. Analise a relação entre as forças produtivas e a cultura de acordo com Marx
Forças produtivas para Marx é a capacidadereal dos homens de trabalharem, de produzirem por meio de seus trabalhos e utilização de mercadorias que satisfaçam as necessidades sociais capitalistas. É a capacidade de produzir,justamente, essas mercadorias. Constituem um conjunto com as relações de produção.
Com isso, a cultura da sociedade capitalista se desenvolve a partir das relações sociais de trabalhoe da relação do homem com a natureza.
3. O que é a mercadoria?
Mercadoria é a forma elementar da sociedade burguesa moderna, que possui duplo valor: valor de uso (utilidade de umacoisa) e valor de troca. É um objeto externo, uma coisa. Produto do trabalho humano, que é que gera o valor dessa mercadoria.
4. Qual a semelhança e a diferença entre a acumulaçãocapitalista fordista e a flexível?
Ambas as formas de acumulações capitalistas surgiram a partir da indústria automobilística e contam com uma intensificação do trabalho e aexploração do capital burguês. O objetivo continua o mesmo: o lucro do capital burguês.
Porém, o fordismo se caracteriza por uma produção em massa, com divisão de tarefas e um esquemaparecido com uma linha de montagem, enquanto a acumulação flexível se caracteriza por uma flexibilidade profissional com um trabalhador polivalente e com o controle de qualidade total.
tracking img