Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
190 anos de Karl Marx 
Karl Marx e Friedrich Engels
Leia nesta edição um trecho do livro do russo Davi Riazanov que apresentou a biografia de Marx e Engels em conferências realizadas no ano de 1923 e fará parte da apostila de estudos do XXII Acampamento de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária, em julho deste ano. No texto, Riazanov analisa a experiência e Marx como organizador da Ligados Comunistas 

19 de maio de 2008
Marx, que havia tirado proveito de toda a ciência e a filosofia de seu tempo, formulou, como vimos, um ponto de vista inteiramente novo na história do pensamento social e político do século XIX.
(...)
Pois bem: depois de haver examinado todos os antecedentes contidos nas obras de Marx e Engels sobre a história daquela Liga, devo confessar que não resistem auma crítica séria. Marx não aludiu mais que uma vez em sua vida a essa história numa obra muito pouco lida, O senhor Vogt, aparecida em 1860. Marx cometeu nela uma série de erros. Mas para informar-se sobre a Liga dos Comunistas se recorre quase sempre a um relato escrito por Engels em 1885. Eis aqui, mais ou menos, segundo Engels, como se representam os fatos.
Houve uma vez dois filósofos epolíticos alemães Marx e o próprio Engels que tiveram que abandonar a Alemanha à força. Viveram na França, estiveram na Bélgica e escreveram sábias obras que, depois de atrair a atenção dos intelectuais, se difundiram entre os operários. Um belo dia, estes se apresentaram ante os filósofos, que tranqüilamente sentados em seus gabinetes, conservando-se afastados da ação vulgar, e como formalmenteconvém a depositários da ciência, esperavam orgulhosos que os operários fossem buscá-los. A desejada hora chegou quando os operários se dirigiram a Marx e Engels convidando-os a unirem-se a eles. Ambos declararam que não o fariam senão quando seu programa fosse acerto. Os operários consentiram, organizaram a Liga dos Comunistas e, imediatamente, encarregaram Marx e Engels do Manifesto Comunista.
Estesoperários pertenciam à Federação dos Justos, da qual falei em minha primeira conferência sobre a história do movimento operário na França e na Inglaterra. Como disse, esta organização estava constituída em Paris e havia sido submetida a duras provas depois da infrutífera tentativa de insurreição dos blanquistas, em 12 de maio de 1839. Após esta derrota seus membros radicaram-se em Londres.Encontrava-se entre eles Schapper, que organizou em fevereiro de 1840 a Sociedade de Educação Operária.
Para dar uma idéia melhor acerca da maneira que habituamente se relata esta história, vou ler um fragmento do opúsculo de Steklov sobre Marx:
“Residindo em Paris, Marx mantinha relações pessoais com os dirigentes da Federação dos Justos, formados por exilados políticos e artesãos, mas não se filiavaa ela porque o programa da Federação não o satisfazia devido a seu espírito idealista e temerário.
“Mas, pouco a pouco, produziu-se na Federação uma evolução que a aproximou de Marx e Engels, que por conversações, por correspondência e também pela imprensa influíram sobre as opiniões políticas de seus membros. Em alguns casos excepcionais, os dois amigos deram a conhecer seus pontos de vistaatravés de circulares impressas. Depois da ruptura com o revoltoso Weitling e a ‘crítica severa dos teóricos inconsistentes’ ficou preparado o ambiente para a entrada de Marx e Engels na Liga. O primeiro congresso, que aprovou o nome de Liga dos Comunistas, foi assistido por Engels e W. Wolf; do segundo, convocado em novembro de 1847, participou o próprio Marx.
Depois de haver escutado o discurso emque Marx expôs a nova filosofia socialista, o congresso o encarregou de elaborar, junto com Engels, o programa da Liga. Assim, surgiu o célebre Manifesto Comunista”.
Steklov limita-se a repetir o que escreveu Mehring que, por sua vez, repete o que nos conta Engels. E como não acreditar neste último? Com efeito: quem melhor que ele, que participou na organização de uma empresa, pode contar sua...
tracking img