Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro de questões

1) Descreva qual é concepção de homem em Marx? Disserte sobre seus fundamentos.

2) Comente a seguinte passagem: “Para Marx, o mundo dos homens nem é pura ideia nem é só matéria, mas sim uma síntese da ideia e matéria que apenas poderia existir a partir da transformação da realidade (portanto é material) conforme um projeto previamente ideado na consciência (portanto,possui um momento ideal” (Lessa; Tonet, 2008).

3) Nos capítulos: um pouco de história, o escravismo, o feudalismo e a sociedade capitalista; Lessa e Tonet descrevem momento de transição da sociedade, descreva cada um desses momentos históricos.

4) Com o desenvolvimento do Mundo Moderno/ Estado Burguês (modo de produção capitalista) a sociedade passou a se desenvolver de maneira mais complexa euniversal, os autores Lessa e Tonet, ao apresentarem o debate algumas linhas gerais sobre esse processo – reprodução social – comente cada uma delas, e sua(s) relação(ões) com a formação do individuo burguês.

5) Comente a seguinte afirmação: “O Estado capitalista, cuja expressão política mais acabada é a democracia burguesa, nada mais é, para Marx e lucks, do que o que o estado sempre foi: uminstrumento especial de repressão a serviço da burguês.

6)Os autores desenvolvem em 2 capítulos a categoria alienação. Qual é seu entendimento sobre o papel da alienação na sociedade capitalista?

7) Agora que você já fez a leitura do texto e extraiu as ideias centrais, descreva qual a importância do materialismo histórico e dialético para o serviço social.

Respostas

1)Para Marx, oshomens não nascem bons ou ruins, porem eles são o que eles se fazem ser em cada momento da história. No pensamento de Marx, para os homens poderem existir, eles deveriam transformar constantemente a natureza, pois para ele esta é a base do mundo. Sem transformação a sociedade não se reproduziria. E essa transformação vem através do trabalho, através dele o homem não só constroem as coisas matérias,como também ele se constrói como individuo. Pois o trabalho é que diferencia o mundo dos homens das coisas da natureza, a partir do trabalho o homem se faz um ser social e com leis.

2)Entende-se que, Marx ao analisar a sociedade, ele via que tanto o idealismo como o materialismo mecanicista eram fracos em suas teses ao analisar o desenvolvimento humano. E o que causava essa fraqueza em ambos, erao pouco desenvolvimento das forças produtivas, que fazia com que as pessoas não compreendesse a realidade.Nesse momento foi necessário que a sociedade passasse por uma transformação radical, o que possibilitou a Marx, com seus pensamentos superar o idealismo e materialismo. Após a revolução industrial e a revolução francesa. Com a nova situação histórica, Marx pode elaborar uma nova concepçãohistórica

que superou tanto o idealismo como o materialismo.Que foi o materialismo histórico-dialético, que permitia melhor compreensão da realidade.

Quando Marx dizia que o mundo não era só ideia e nem só matéria, entendo que a ideia era importante, para que o homem pudesse fazer a revolução, assim como também a matéria, pois esta surgiu antes da Idea, à natureza já existia quando o homem veioa surgir. Ou seja, ambas são importante, pois é através da matéria que chegamos às ideias, mas mesmo assim não é o suficiente pra dizer que o mundo dos homens é isso, pois a existência social dos homens depende da consciência.Sendo assim com através do materialismo histórico-dialeitico, pode se compreender a base material das ideias, e ao mesmo tempo, a força material das ideias na reproduçãosocial.

3)Em um pouco de historia podemos dizer que para Marx,são os homens quem faz a sua própria história, segundo ele quando o homem transforma através do trabalho a realidade, automaticamente ele se transforma também como ser humano. Marx e Engels, ao estudar a história, viram que na sociedade primitiva, haviam homens que viviam em pequenos bandos e desconheciam o que era classe social....
tracking img