Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tania Quintaneiro, Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Marcia Gardênia de Oliveira, Um toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber.

Karl Marx em sua teoria faz uma analise da sociedade capitalista,provocando desta forma um grande impacto nos meios intelectuais, usava em suas formulações o método dialético que cuida de apontar as contradições constitutivas da vida social que resultam na negaçãode uma determinada ordem. Segundo a proposta Marxista o fenômeno social deveria ser submetido á critica para que as suas potencialidades possam ser revelados e assim atualizados numa forma maisevoluída.
O economista utiliza-se da analise do materialismo histórico, buscando estudar a sociedade do ponto de vista material, ou seja, as relações que os homens estabelecem, o modo como produzem osseus meios de vida, formam a base de todas as suas relações. Segundo a perspectiva materialista todas as formas econômicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam, são transitórios ehistóricos; sendo o primeiro fato histórico a produção da vida material.
Em se tratando de produção e reprodução Marx difere a condição humana dos outros animais. Os homens interagem com a natureza demodo consciente já os animais de forma imediata, não cumulativa. E na busca de controlar as condições naturais, os homens criam novos objetos que são passados de geração onde o trabalho é a principalatividade humana, porque é através dele que o homem não só domina a natureza, como também cresce como indivíduo.
Na reflexão da concepção da sociedade notamos em Marx que a mesma é o produto daação recíproca dos homens. Sendo certa uma conexão na historia dos homens porque cada geração posterior encontra forcas produtivas adquiridas pela geração precedente que lhes serve de matéria-prima paraa nova produção, relacionado assim, as forcas produtivas e relações sociais de trabalho, entretanto o pensamento Marxista é mais amplo quando conceitua forças produtivas afirmando serem elas um...
tracking img