Marx weber- resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maximilian Karl Emil Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia.
Durante à época de Weber acontecia na Alemanha um acirrado debate entre a corrente de pensamento que até então era dominante , positivismo. O objeto da polêmica eram as especificidades das ciências da natureza e do espírito e, no interior destas, o papeldos valores e a possibilidade da formulação.
Wilhelm Dilthey foi um dos mais importantes representantes da ala antipositivista, contrapondo à razão dos positivistas a razão histórica, isto é, a idéia de que a compreensão do fenômeno social pressupõe a recuperação do sentido.
O capitalismo Ocidental foi um grande tema estudado não só por Marx, mas também por Weber. Weber dedicou boa parte desuas energias intelectuais, estudando-o da perspectiva histórica, econômica, ideológica e sociológica. Ele procurou compreender como as idéias, tanto quanto os fatores de ordem material, cobravam força na explicação sociológica, sem deixar de criticar o monismo causal que caracteriza o materialismo marxista nas suas formas vulgares.
Weber também herdou a percepção de Friedrich Nietzsche segundo aqual a vontade de poder, expressa na luta entre valores antagônicos, é que torna a realidade social, política e econômica compreensível.
A originalidade e o refinamento dessas e de outras idéias de Weber, estavam presentes nos debates da época.
O cientista é inspirado por seus próprios valores e idéias, que têm um caráter sagrado para ele, nos quais está disposto a lutar.
Segundo Weber, “ aciência é hoje uma vocação organizada em disciplinas especiais a serviço do auto-esclarecimento e conhecimento de fatos inter-relacionados”. O cientista nunca deve propor-se a estabelecer normas, idéias e receitas para a praxis, nem dizer o que deve, mas o que pode ser feito. A ciência é, portanto, um procedimento altamente racional que procura explicar as conseqüências de atos, enquanto a posiçãopolítica pratica vincula-se a convicções e deveres. A relação entre ciência e valores é muito mais complexa do que se possa parecer.
A atividade cientifica é, simultaneamente, racional com relação às finalidades- a verdade cientifica- e racional com relação a valores- a busca da verdade. A obrigação de dizer a verdade é, enfim, parte de uma ética absoluta que se impõe, sem qualquer condição, aoscientistas.
Weber diz que para chegar ao conhecimento que pretende, o cientista social efetua quatro operações: 1) estabelecer leis e fatores hipotéticos que servirão como meios para seu estudo; 2) analisa e expõe ordenadamente “o agrupamento individual desses fatores historicamente e sua combinação concreta e significativa”, procurando tornar inteligível a causa e natureza dessa significação;3) remonta ao passado para observar como se desenvolveram as diferentes características individuais daqueles agrupamentos que possuem importância para o presente e procura fornecer uma explicação histórica a partir de tais constelações individuais anteriores, e 4) avalia as constelações possíveis no futuro.
Através das ciências sociais iremos compreender a peculiaridade da vida que nos rodeiacomposta de uma diversidade quase infinita de elementos. Ao tornar um objeto apenas um fragmento finito dessa realidade, o cientista social empreende uma tarefa muito distinta daquela que se propõe o cientista da natureza. O que ele procura compreender é a individualidade sociocultural formada de componentes historicamente agrupados, nem sempre quantificáveis, a cujo passado se remonta para explicar opresente, partindo então deste para avaliar as perspectivas futuras.
A sociologia sendo uma ciência generalizadora constrói conceitos- tipo, vazios a frente à realidade concreta do histórico e distanciados desta, mas unívocos porque pretendem realidade empírica que organiza.
Somente as ações compreensíveis são objeto da Sociologia. E para que regularidades da vida social possam ser chamadas...
tracking img