Resumos de Marx, Weber e Smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Curso: Ciências Sociais
Período: 1
Módulo: Classes Sociais e Funcionamento Social
Professor: Paulo Barrera Rivera; Claudete Pagotto e Luci Praun
Título: Visão de mundo e pressupostos metodológicos de Max Weber Marx e Engels: o materialismo histórico dialético Economia e estrutura social: fundamentos – Adam Smith
Integrantes: Bruno Machado

ATIVIDADE INTEGRADA
Orientações pararealização da atividade
1) A atividade integra o conteúdo das aulas de 3 temáticas.
a. Visão de mundo e pressupostos metodológicos de Max Weber, aulas de 24/05 e 31/05 – Prof. Paulo Barrera
b. Marx e Engels: o materialismo histórico dialético, aula de 07/06, da – Profa. Claudete Pagotto
c. Economia e estrutura social: fundamentos – Adam Smith, aula de 14/06, da Profa. Luci Praun
2) Para que se evitemproblemas com o prazo de entrega, você deverá, a cada aula ministrada, desenvolver parte da atividade.
3) O espaço apresentado em cada quadro da tabela é somente ilustrativo. Use a quantidade de linhas que julgue necessária para desenvolver o solicitado pela atividade, com o limite de no máximo uma página para cada item proposto (1, 2, 3 e 4).
4) A atividade é individual.
5) Data limite parapostagem da atividade: 18/06/2012 (2ª feira).
6) Local de postagem: na caixa “PS-Integrada: Smith; Marx e Weber”, aberta na aula do dia 31/05.
7) A nota obtida pela atividade será lançada (replicada) em campo específico das três temáticas envolvidas.
8) Cópias de textos de sítios ou outras fontes quaisquer gerarão nota zero. Observe sempre as normas de citação.
9) Todas as fontes de pesquisautilizadas devem ser lançadas no último quadro da tabela.
Adam Smith
Breve biografia
O filosofo e economista escocês Adam Smith teve seu batismo registrado no dia 5 de junho de 1723 em Kirkcaldy (a cidade longa), extinta maior cidade de Fife (antigo condado conhecido como Fifeshire), que é atualmente uma das 32 novas subdivisões administrativas da Escócia; uma Área de Conselho. E faleceu em 17 deJulho de 179 em Edimburgo capital escocesa. Teve como cenário de sua vida o atribulado século XVIII. O famoso século das Luzes. Inicio da revolução industrial, independência dos EUA e ascendência da Revolução Francesa.
Smith era filho de Margaret Douglas e do advogado também de nome Adam Smith, que morreu dois meses após o nascimento do filho.
Muito próximo da sua mãe, Smith foi encorajado porela a seguir os seus desejos de se tornar um académico, e entre 1729 e 1737 frequentou o Burgh School of Kirkcaldy, uma das melhores escolas secundárias da Escócia daquela época, onde estudou latim, matemática, história, e escrita
Em 1738, com apenas 15 anos, Smith matriculou-se na Universidade de Glasgow, onde com o Francis Hutcheson (teólogo presbiteriano e filósofo irlandês que exerceu forteinfluencia a Smith) estudou Filosofia moral. Dois anos depois entrou para o Balliol College da Universidade de Oxford no Reino Unido, onde teve pouca ajuda para formar seus estudos e assim acabou desistindo da sua bolsa de estudos em 1746. Em 1748 começou a dar aulas de retórica e literatura em Edimburgo, sob o patronato de Lord Kames (1696 - 1782) um advogado e filosofo iluminista escocês.Em 1750, Smith conhece aquele que se tornaria um dos seus amigos mais próximos, o filósofo e historiador David Hume (1711 – 1776), Em 1751, Smith foi nomeado professor de Lógica na Universidade de Glasgow, passando à cadeira de filosofia moral, onde lecionou ética, retórica, jurisprudência e política econômica até 1764.
Em 1759, publicou uma das suas mais conhecidas obras: Teoria dos sentimentos morais,onde examina criticamente o pensamento moral de seu tempo, sugerindo que a consciência surge das relações sociais, explica ainda, a origem da capacidade da humanidade em formar juízos morais, apesar da natural tendência dos homens aos auto-interesses.
Por volta de 1763, Smith começa a fazer grandes revisões em sua obra, e passa a dar mais atenção à jurisprudência e à economia nas suas aulas....
tracking img