Martin lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha dos capítulos 2,3 e 4 da obra de DREHER, Martin N. A Crise e a Renovação da Igreja no Período da Reforma.

Cultura Religiosa

1-Bibliografia 1. Dados do autor | DREHER, Martins. A crise e a renovação da Igreja no Período da Reforma. Coleção História da igreja, v.3 São Leopoldo: Sinodal, 1996. |
Martin Norberto Dreher, possui graduação em teologia pela Escola Superior deTeologia( 1970) e doutorado em teologia com concentração em História da igreja pela Ludweg-Maximilians-Universitat Munchen(1975). Atualmente é professor titular da universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de história , com ênfase em História da América. Atuando principalmente nos seguintes temas: Teologia histórica, Luteranismo, Protestantismo, Brasil.

2. ResumoA reforma religiosa ocorreu entre a idade media e a idade moderna, foi um período de sutil equilíbrio entre sacerdócio e império. O papado para assegurar a independência da igreja, buscou enfraquecer o poder do império, após do Cisma e depois do Concílio de Basiléia, os papas tiveram que buscar reconhecimento junto aos príncipes, imperadores e reis, concedendo ao estado grandes poderes sobre aigreja resultando em igrejas dependentes do poder secular. Na idade média faltava uma boa teologia para distinguir e enfrentar problemas , os príncipes passam controlar as ofertas do povo assim como indulgências só eram permitidas com a repartição de lucros com os principados, eles também intervirão na introdução da reforma Luterana, Calvinista e a igreja Anglicana. As cidades criaram paróquias,mas se reservaram o direito de nomeação de dos pregadores , a igreja foi responsável pela formação literária, pelo direito, pela tradição política e pela técnica, o Clero era detentor do saber. O conceito que mais caracteriza a Modernidade é “liberdade”, houve tentativas de fazer voltar a roda da história, buscando fazer a Igreja retornar às situações primitivas da Igreja Antiga a reformaenglobou tudo que realmente carecia reforma, erros e deformações da Igreja, tornaram os seres humanos mais atentos, críticos e exigentes identificando o que era ideal e real na vida da Igreja. As raízes da reforma originam-se do papado renascentista, descalabros, abusos ao povo, incertezas dogmáticas e religiosas. Nas incertezas teológicas no final da idade média foi o período ao anterior à Reforma, asdiferenças e questões indefinidas na temática da eclesiologia, o que diferencia a Igreja Católica das Igrejas herdeiras da Reforma do século XVI.

Martin Lutero

Martin Luder, nascido em 10 de novembro de 1483, em Eisleben, batizado no dia seguinte, recebendo o nome do santo do dia. Seu pai Hans era filho de agricultores e natural de Mohra, na Turíngia. Sua mãe, Margaretha, nascidaZiegler, provinha de círculos burgueses. Em 1483, a família Luder residia em Eisleben, onde seu pai trabalhou como mineiro em uma mina de cobre. Em 1484, meses após seu nascimento a família mudou-se para Mansfeld. Em pouco tempo Hans conseguiu obter sua independência financeira. Já em 1507, fazia parte do circulo das pessoas economicamente mais respeitadas na região, fazendo com que Martin Ludercrescesse no seio de uma burguesia ascendente. Sua educação não destoou da dos demais jovens criados nesse circulo: a vara estava sempre presente, havia muito rigor, mais também bastante amor.
Em 1490, Martin freqüentou por sete anos a escola de Mansfeld. Já em 1497, seu pai o matriculou em uma escola de Magdeburg, ali imperava o espírito dos “Irmãos Zero”, dos Irmãos da Vida Comum,movimento de piedade que buscava o temor a Deus e a satisfação da vida do leigo no dia-a-dia, mais conhecido como “devoção moderna”.
Em Magdeburg, Lutero conheceu um tipo de piedade que nos permite afirmar não ter ele conhecido apenas a decadente Igreja medieval, porem também seus movimentos de renovação. Em 1498, seu pai o transferiu para Eisenach, estudando na Escola de São Jorge. Foi...
tracking img