Livros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A violência na escola.

Michel Foucalt em seu livro "Vigiar e Punir" , que trata das Instituições Penais a partir dos séculos XVII e XVIII, referindo-se ao esquadrinhamento disciplinar da sociedade, contribuiu enormemente para o avanço da teoria da violência, ao elucidar a política de coerção, de dominação, por meio de vigilância e punição sobre o intelecto, sobre a vontade, sobre asdisposições e sobre as paixões dos indivíduos.

Áurea Maria Guimarães em sua obra "Vigilância, Punição e Depredação Escolar", editada pela Papirus Editora em 1988, apresenta-nos também considerável contribuição para a teoria da Violência Escolar.

Áurea Maria Guimarães aponta o fato de a escola funcionar como prisão, esquecendo-se da tarefa de educar o cidadão. Aponta a crise da educação, que éevidenciada no Brasil; e com base na obra de Foucalt denuncia os regulamentos rígidos e opressivos que levam os alunos à evasão escolar e a uma crescente depredação da escola.

A autora narra em seu livro os atos de vandalismo que os prédios escolares sofrem; em resposta a este vandalismo vem, como reação por parte da instituição, a vigilância, a construção e ampliação de muros e do serviço desegurança, intensificação de ronda policiais, etc.

Áurea Maria Guimarães, ao descrever a depredação de um prédio escolar, traz a narrativa da associação da pobreza à periculosidade do bairro onde escola está inserida; onde há uma relação tácita entre depredação-marginalidade-pobreza.

A autora afirma com base na obra de Michel Foucalt "Vigiar e Punir", que a depredação não gira em função da pobreza dobairro, mas, gira em torno do rigor punitivo desencadeado pela escola. Consta-se algumas semelhanças entre os processos de vigilância e punição descritos por Foucalt com relação ao século XIX e os que ocorrem nas escolas de hoje. Dos estudos realizados por Guimarães, resultam algumas hipóteses, levantadas a partir dos enfoques analisados:

1.A escola possui em sua organização o germe docontrole, onde todos são vigiados e vigiam ao mesmo tempo;

2.Neste sistema de vigiar, há uma relação entre vigilância, punição e depredação escolar;

3.O sucesso da escola depende diretamente da sua eficácia como instituição normalizadora, controladora de comportamento. Em virtude do currículo, a ser cumprido na escola, atender os objetivos ideológico das desigualdades sociais , esta nada tem a vercom as expectativas e interesses dos alunos das classes subalternas;

4.Vigiar e punir são conseqüências diretas das estruturas burocráticas vigentes nas escolas;

5.A escola estabelece diferenciação de comportamentos individuais, apontando eficazmente quem é o marginal, o favelado, o maloqueiro, colocando nestes a causa dos problemas disciplinares;

6.Na escola, puni-se e vigia-se parapadronizar comportamentos.

Na escola e na prisão, de acordo com Foucalt e Guimarães, a disciplina é recompensada pelos jogos das promoções, que permitem estabelecer hierarquias e lugares; puni-se rebaixando e degradando. A penalidade, hierarquicamente, tem dois efeitos: distribuição dos alunos de acordo com suas aptidões e comportamentos; e colocar pressão constante sobre os alunos, para que sesubmetam ao mesmo modelo, à subordinação , à docilidade, etc.

Nos "desvios" do modelo uniforme, da padronização do comportamento, aplica-se o castigo disciplinar como corretivo, através de pequenas penalidades. Os corretivos para redução dos desvios versam sobre: desantenção, negligência, falta de zelo, maneira de ser ( grosseria ou desobediência), tagarelice, insolência, sujeira do corpo, gestosdesconformes, imodéstia e indecência na sexualidade, etc.

Foucalt denomina de uma "anatomia política", uma mecânica do poder, os métodos disciplinares em que as disciplinas se constituem em métodos que permitem minucioso controle das operações do corpo do aluno; e que lhe impõe uma relação servil de docilidade-utilidade. Desta forma, os métodos da gratificação são: boas e más notas, bons...
tracking img