Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
1PORQUEEXPORTAR?


A globalização, entendida como um conjunto de forças em que se destacam os avanços nas telecomunicações, transportes e tecnologia, permitiu conectar e integrar as mais distintas regiões do mundo, possibilitando que informações e negócios empresariais sejam trocados e efetuados instantânea e diariamente.
As empresas brasileiras devemanalisar a internacionalização de seus negócios como a estratégia capaz de proporcioná-las múltiplos ganhos de desenvolvimento, tais como: a diversificação de mercados, aumento da produtividade, fortalecimento da imagem, melhoria da qualidade, estabelecimento de parcerias, dentre inúmeros outros ganhos.
Com estas razões estratégicas à atividade exportadora, o comércio exterior adquirirá cada vez maisimportância não só à economia brasileira (mediante o ingresso de divisas em moeda estrangeira e geração de emprego e renda), como também, e, principalmente, no crescimento e fortalecimento das empresas brasileiras fabricantes de bens de capital, tornando o Brasil um provedor internacionalmente reconhecido de máquinas e equipamentos.

1.1 DEFINIÇÕES DE MERCADO
A empresa fabricante de máquinase equipamentos que opta pela estratégia de ingressar na atividade exportadora destinará parte de sua produção para o mercado internacional. Esse direcionamento da produção para outros mercados é estratégico, pois possibilita a ampliação da base/carteira de clientes (portfólio) da empresa, o que implica correr menos riscos. Afinal, quanto maior o número de países e clientes estrangeirosconquistados, menor a dependência da empresa em relação às oscilações econômicas e às sazonalidades das demandas, diluindo assim seus riscos comerciais e financeiros.
1.2 DIMINUIÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA
Tendo em vista as grandes vantagens que a estratégia de exportação do setor de máquinas e equipamentos proporciona às empresas e ao país, o governo brasileiro, com objetivo de incrementar nossa baseexportadora, inserindo o Brasil como provedor mundial de máquinas e equipamentos, permite que as empresas que exportam se utilizem dos Incentivos Fiscais – os quais geram, para exportação, uma diminuição dos tributos que são normalmente devidos em operações executadas no mercado interno.


1.3 AUMENTO DE PRODUTIVIDADE
Como a estratégia de exportação das empresas fabricantes de máquinas eequipamentos implica destinar produtos ao mercado externo, sua produção poderá aumentar numérica e qualitativamente.
Com a maior utilização da capacidade instalada, proporcionado pelo aumento da produção, é natural que se aumente, também, a capacidade de negociação (poder de barganha) da empresa para compra de matérias-primas. Com isso, o custo da fabricação tende a diminuir (economia de escala), tornandoos preços mais competitivos, podendo aumentar, inclusive, a margem de lucro da empresa.
1.4 FORTALECIMENTO DA IMAGEM
Ao decidir pela estratégia de internacionalização dos negócios, começando pela exportação, as empresas fabricantes de máquinas e equipamentos obtêm melhorias significativas. Ao ingressarem seus produtos no mercado externo, a empresa e sua marca se tornam referência em relaçãoà concorrência, passando a ser considerada e vista como uma empresa provedora de produtos de qualidade internacional


1.5 MELHORIA DA QUALIDADE
A melhora significativa na qualidade dos processos produtivos, inclusive dos próprios produtos, tendem a aumentar, ao se iniciar a atividade exportadora, tendo em vista a necessidade que a empresa possui de adaptar e aperfeiçoar o seu produtoconstantemente, dado o alto grau de exigência dos compradores estrangeiros (importadores), assim como do comércio internacional em geral.

2 PRIMEIROS PASSOS


Ingressar no mercado internacional, por meio de uma atividade exportadora, é uma atividade que requer um planejamento muito bem definido.

2.1 EXPORT CHECK UP – ABIMAQ
A decisão empresarial de internacionalizar os negócios, com...
tracking img